HOMENAGEADO POR LULA
REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Toni Venturi em foto publicada pelas redes sociais; ele morreu neste sábado (19) em São Sebastião
Cineasta reconhecido por trabalhos como Cabra-Cega (2005) e Estamos Juntos (2011), Toni Venturi morreu neste sábado (18), aos 68 anos, após passar mal numa praia de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Ele estava nadando quando sofreu um mal-estar e precisou ser resgatado por uma equipe médica. A atriz Débora Duboc, mulher do ator, confirmou a notícia ao g1.
A artista explicou que a família havia ido ao litoral para passar o fim de semana --eles moram na capital do estado de São Paulo. Toni decidiu dar um mergulho sozinho e, então, aconteceu o incidente.
"Eu estava na casa do meu irmão quando fiquei sabendo e corri para a praia. Quando cheguei, ele já estava na maca, entrando na ambulância. Tentaram reanimá-lo. E eu cantei o tempo todo para que ele ouvisse minha voz, se apegasse a isso, mas não deu", contou ela.
"O Toni teve uma existência que não foi em vão. O dia dele sempre foi dedicado a um desejo de um mundo melhor. Ele exerceu isso no cinema e no cotidiano dele. Cuidava muito bem das pessoas, dos filhos, de mim", completou Débora. Venturi deixa a mulher e dois filhos, Theo e Otto.
Declaradamente de esquerda, Toni foi homenageado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lno X (antigo Twitter). "Toni Venturi foi cineasta, diretor de filmes de ficção e documentários. Sempre trabalhou por um cinema nacional forte, atuando para a organização e desenvolvimento do nosso setor audiovisual e por um Brasil democrático, com cultura, consciência social e solidariedade. Meus sentimentos e solidariedade para seus familiares, amigos, colegas e admiradores", declarou ele.
O velório acontecerá na Cinemateca Brasileira nesta segunda-feira (20), das 13h às 20h, de acordo com informações divulgadas pela família. A cremação será realizada na terça-feira (21), ainda sem horário e local definidos.
Venturi se formou em Cinema no Canadá, ainda em 1984. Repetiu o curso na Universidade de São Paulo (USP) assim que voltou ao Brasil e, logo depois, começou sua carreira.
Dentre suas obras, destacam-se os filmes de ficção Latitude Zero (2002), Cabra-Cega (2005), Estamos Juntos (2011) e A Comédia Divina (2017). O cineasta chegou a dirigir programas eleitorais do PT e a série Teletubbies, da Globo, além de documentários como O Velho - A História de Luís Carlos Prestes (1997), Dia de Festa (2006), Rita Cadillac – A Lady do Povo (2010) e Dentro da Minha Pele, lançado em 2020 no Globoplay.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.