Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

DA ESCOLINHA

Briga nos bastidores: Ator confessou que não suportava colega de cena na Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

João Elias caracterizado como personagem Salim Muchiba. Ele usa suspensórios, gravata, bigode cheio e um chapéu

João Elias como personagem Salim Muchiba; ator confessou não suportar um de seus colegas

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 9/3/2023 - 6h20

Por trás de um personagem divertido da Escolinha do Professor Raimundo (1991-1995), o comediante João Elias (1945-2017) escondia do público um clima hostil com um de seus colegas. Na atração, o ator interpretava o pão-duro Salim Muchiba, que vivia implicando e discutindo com o judeu Samuel Blaustein, vivido por Marcos Plonka (1939-2011). Fora dos estúdios, a rivalidade se estendia a ponto de não se suportarem. 

O segredo só foi relevado no final da vida de Elias, quando o artista participou de um episódio do programa The Noite, em junho de 2015. Ao apresentador Danilo Gentili, ele revelou: "Éramos cabeça-dura. Fazíamos um show juntos e, certa vez, deixei ele sozinho no palco. A gente brigava muito e não nos suportávamos".

O ator nasceu em Catanduva, no interior de São Paulo, e começou sua carreira ainda na adolescência, como locutor em uma rádio da cidade. Com o passar dos anos, desenvolveu personagens de humor que agradaram aos ouvintes. Em 1962, foi convidado pelo amigo Adoniram Barbosa para trabalhar na Record, na série Papai Sabe Nada (1962). 

Mesmo obtendo êxito com o programa, em meados dos anos 1960, o comediante optou por se casar, mudar de profissão e abrir um comércio. Como fruto do relacionamento, teve três filhos. 

Somente em 1990 retornou às gravações. Desta vez, integrou o time de A Praça é Nossa, já interpretando Salim Muchiba. Em 1991, migrou para a Globo e levou o personagem para compor o time liderado por Chico Anysio (1931-2012) na Escolinha do Professor Raimundo. No programa, seu bordão era: "Pode perguntar que Salim dá a resposta". 

A passagem pela emissora durou até 1995, quando o programa foi encerrado. Depois, participou da Escolinha do Barulho (1999-2001), exibida pela Record. Seu último trabalho foi entre 2011 e 2013, no quadro Escolinha do Gugu, que era exibido dentro do Programa do Gugu (2009-2013). 

No início de 2017, o artista sofreu um acidente vascular cerebral e precisou ser internado. Ele sobreviveu por mais de 90 dias no hospital, mas morreu aos 72 anos, em 9 de junho. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre BBB 23, novelas, celebridades e televisão:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.