'FORA DA REALIDADE'
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Betty Faria em foto publicada nas redes sociais; ela falou sobre presença de veteranos na TV
A atriz Betty Faria é contra o discurso de que as novelas precisam de papéis voltados aos atores mais velhos. Para a artista, esse tipo de pensamento é "fora da realidade internacional" e "discriminatório". Da mesma forma, ela apoia que influenciadores tenham oportunidades em produções da Globo. "Não estou aqui para discriminar ninguém. Quero mais é que as pessoas sejam felizes e encontrem seu caminho", disse.
A intérprete de 83 anos está escalada para Volta por Cima, novela das sete com estreia prevista para setembro. Seu último trabalho na Globo foi Salve-se Quem Puder, em 2020. Mas ela não vê o intervalo entre os dois projetos como um problema. A veterana acredita ser natural que as oportunidades de trabalho diminuam para os atores com o passar dos anos.
"Acho que faz parte da realidade do audiovisual. As histórias não são focadas nas pessoas mais velhas, salvo algumas exceções. Às vezes, há um bom papel para uma pessoa mais velha, às vezes, um protagonista idoso. Acho insuportável essa cobrança de que se deve escrever para os mais velhos. Coitados dos autores", destacou ela, em entrevista à coluna Play, do jornal O Globo.
Não acho isso gostoso, acho fora da realidade internacional. Repare bem nos filmes e veja as faixas etárias dos protagonistas. Esse discurso de 'os autores têm que escrever para os velhinhos', 'os influenciadores não podem trabalhar', isso acho horrível. Acho discriminatório.
A atriz também disse que é convidada para trabalhos sem parar, sem perceber nenhuma falta nesse sentido. Contudo, reconhece que outros atores podem ser relegados pela indústria. Daí, a importância do Retiro dos Artistas.
"O certo é que os velhos artistas que não tiveram a sorte que eu tive sejam protegidos em suas casinhas no retiro, com assistência médica, com boa alimentação e com um fim de vida gostoso", declarou.
Na trama de Claudia Souto, ela dará vida a uma mulher em plena decadência. Após perder todas as riquezas, a personagem terá de se virar para sobreviver.
"É uma coisa engraçada, interessante. Fico feliz em participar de um trabalho que tem protagonismo preto, principalmente neste momento de radicalizações em todo o mundo. O poder da novela sempre foi muito grande", disse. Os protagonistas da trama são a atriz Jéssica Ellen e o ator Fabrício Boliveira.
Apesar de citar as "radicalizações" no mundo, Betty prefere ser discreta no que se refere à política. Ela tem dado um tempo das redes sociais após sofrer ataques. "Acho que todo ser humano quer ser apreciado. Ninguém gosta de levar pancada, ninguém gosta de apanhar. Não é agradável. Tanto é que não tenho me manifestado politicamente. Ando bastante quieta e discreta, porque andei apanhando bastante", arrematou.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.