Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Autor da abertura de Renascer, Sergio Mendes morre no último dia da novela

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Sergio Mendes no Instagram

Sergio Mendes no Instagram; músico morreu aos 83 anos nesta sexta (6), em Los Angeles

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 6/9/2024 - 13h59

Ícone da MPB (Música Popular Brasileira), o músico Sergio Mendes morreu aos 83 anos nesta sexta (6), em Los Angeles, nos Estados Unidos. Além de ser um dos principais responsáveis por popularizar a música nacional pelo mundo, ele também é compositor de Lua Soberana, cantada por Luedji Luna e Xênia França na abertura do remake da novela Renascer.

A morte do astro internacional coincide com o fim do folhetim de Bruno Luperi. O último capítulo da novela que foi embalada pela música de Mendes será exibido hoje, marcando também a despedida da trilha lançada no álbum Brasileiro (1992).

O pontapé inicial da carreira do artista foi nos anos 1960, tocando em bares ao lado de Tom Jobim (1927-1994) e Vinícius de Moraes (1913-1980). Nos Estados Unidos, ele criou o grupo Sergio Mendes & Brasil 66, e alcançou sucesso com músicas como Mas Que Nada.

Apesar de ter passado um tempo no ostracismo, Mendes decolou como um foguete ao lançar o álbum Never Let You Go (1984). Em 1993, ele conquistou seu primeiro de três prêmios Grammy e muito prestígio entre artistas norte-americanos.

Mendes tem mais de 30 discos lançados, e inovou ao unir o jazz e o samba de uma maneira única. Sua lista de colaborações é imensa, e conta com nomes como Stevie Wonder, Frank Sinatra, John Legend e Black Eyed Peas.

A informação da morte foi divulgada pela assessoria do artista, por meio de nota assinada pela família do cantor. O comunicado conta que o músico morreu, de forma tranquila, ao lado da esposa e parceira musical pelos últimos 54 anos, Gracinha Leporace Mendes, e de seus filhos.

De acordo com a família, Mendes teve que lidar com problemas de saúde, nos últimos meses, devido aos efeitos da Covid prolongada. Os parentes também contaram que os últimos shows do artista brasileiro foram em novembro de 2023, em Paris, Londres e Barcelona.

Nas redes sociais, o músico Herb Alpert prestou uma homenagem a Mendes. "Meu irmão de outro país. Ele era um verdadeiro amigo e um músico extremamente talentoso, que trazia a música brasileira em todas suas variações para o mundo inteiro com elegância e alegria", declarou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.