Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Rivais na ficção

Atrizes de A Dona do Pedaço dão selinho para contrariar Crivella: 'Censura não'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Atrizes Nathalia Dill e Glamour Garcia dando um selinho

Atrizes Nathalia Dill e Glamour Garcia postam foto dando selinho para contrariar a censura do prefeito Crivella

REDAÇÃO

Publicado em 9/9/2019 - 10h40
Atualizado em 9/9/2019 - 11h28

Em pé de guerra na novela A Dona do Pedaço, as intérpretes da vilã Fabiana (Nathalia Dill) e da transexual Britney (Glamour Garcia), na vida real, são só amor. As atrizes postaram em suas redes sociais, uma foto na qual aparecem dando um beijo e utilizando a hashtag "Censura Não", em protesto contra o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.

Crivella deu ordem para recolher todos os exemplares da revista em quadrinhos Os Vingadores - A Cruzada das Crianças, da Marvel, por contar a imagem de dois homens se beijando, da Bienal do Livro, realizada entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro.

A decisão motivou diversos protestos nas redes sociais e também no local do evento. Nathalia Dill e Glamour Garcia se manifestaram por meio da foto postada no perfil de ambas no Instagram:

Ver essa foto no Instagram

#CENSURANÃO ❤️❤️❤️❤️❤️. @nathaliadill OBRIGADA💖💜💖💜

Uma publicação compartilhada por Glamour Garcia (@glamourgarcia) em

O ato do prefeito também causou revolta entre vários famosos. O youtuber Felipe Neto comprou todos os exemplares antes de serem recolhidos pela prefeitura e os distribuiu gratuitamente para os visitantes da Bienal. Nas redes sociais, outros artistas se pronunciaram contra a decisão do político, dentre eles, o humorista Fábio Porchat:

O criador dos quadrinhos da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, que esteve presente na Bienal do Livro, também se colocou contra a censura por meio de uma frase postada em sua conta no Instagram. Seu filho Mauro Sousa comentou: "Meu pai, meu herói".

Ver essa foto no Instagram

Rio de Janeiro, Bienal do Livro - 2019

Uma publicação compartilhada por Mauricio de Sousa (@mauricioaraujosousa) em

Na mesma rede social, Matheus Solano e Thiago Fragoso, que protagonizaram o primeiro beijo entre dois homens exibido na televisão aberta brasileira, com os personagens Félix e Niko em Amor à Vida (2013-2014), postaram uma foto da cena histórica em suas contas, acompanhados do autor Walcyr Carrasco:

A apresentadora Xuxa Meneghel, que atualmente está na Record comandando o Dancing Brasil, não se intmidou com o fato de Crivella ser sobrinho do dono da emissora na qual trabalha e também se posicionou com um vídeo em seu Instagram:

Ver essa foto no Instagram

Isso é lindo.... agora, censurar qualquer forma de amor é muito feio.... beijos Lelê!! @leandrolimale 💋💋💋

Uma publicação compartilhada por Xuxa Meneghel (@xuxamenegheloficial) em

Outros artistas optaram por divulgar em suas redes sociais a cena ilustrada na revista em quadrinhos da Marvel, como a atriz Monica Iozzi, que vive a assessora Kim em A Dona do Pedaço:

Ver essa foto no Instagram

A decisão do Tribunal de Justiça do RJ descumpriu a Constituição, que assegura as liberdades de imprensa e expressão e veda discriminações baseadas em orientação sexual. Ela se baseou em interpretação absurda e inconstitucional do Estatuto da Criança e do Adolescente, que determinou que as embalagens de publicações impróprias para crianças e adolescentes devem ser lacradas, e que publicações dirigidas ao público infanto-juvenil não podem violar valores éticos da pessoa e da família. Mas a homossexualidade não é matéria imprópria para crianças e adolescentes, e um beijo gay em nada viola os valores éticos da família. O preconceito e a censura, estes sim ofendem valores éticos básicos da nossa sociedade e da nossa Constituição. Não à censura, sim ao respeito à diversidade! Repost de @342artes #342artes #censuranuncamais #censuraéproibido

Uma publicação compartilhada por Monica Iozzi (@monica.iozzi) em

Após idas e vindas da Justiça, que primeiro proibiu e depois autorizou a ação dos fiscais da prefeitura de retirar o livro da Bienal, o Supremo Tribunal Federal decidiu neste domingo (8) que o recolhimento das revistas era ilegal e não poderia ser feito.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.