Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

IRACEMA E DONA ÁUREA

Atriz de Irmãos Coragem e Salve Jorge, Suzana Faini morre aos 89 anos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Suzana Faini, caracterizada como Albertina Castelo, personagem de Espelho da Vida (2018)

Suzana Faini morreu nesta segunda; seu último papel em novelas foi a Albertina de Espelho da Vida

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 25/4/2022 - 13h33
Atualizado em 25/4/2022 - 14h23

Suzana Faini morreu nesta segunda-feira (25), aos 89 anos, devido às complicações da doença de Parkinson. A informação foi divulgada pelo produtor e agente Marcus Montenegro em suas redes sociais. Segundo apurou o G1, ela estava internada no Hospital São Lucas, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

A atriz ganhou fama ao interpretar Iracema em Irmãos Coragem (1970) e colecionou trabalhos na Globo. Nos últimos anos, destacaram-se a superprotetora dona Áurea, de Salve Jorge (2012), e a misteriosa Guardiã de Espelho da Vida (2018). 

A atriz deixa uma filha, Milenka Faini, de 58 anos. Atores lamentaram a perda na publicação que anunciou a morte da artista. "Atriz incrível e mulher maravilhosa", destacou Jarbas Homem de Mello. "Uma linda, querida, amada. Que esteja em paz, na luz", afirmou Silvia Pfeifer.

Nascida em São Paulo, Suzana se dedicou a carreira de bailarina dos 19 aos 34 anos. Estreou na TV em Rosa Rebelde (1969) e emendou o sucesso Irmãos Coragem. Na trama, interpretou Iracema, jovem que passava por uma gravidez complicada. Em 1995, participou do remake da obra, desta vez como Dalva, a tia rancorosa de Lara (Glória Menezes na primeira versão; Leticia Sabatella na segunda).

Suzana Faini como Jussara em Pai Herói (1979)

Suzana Faini como Jussara em Pai Herói (1979)

Foi Jussara em Pai Herói (1979), Ana em Selva de Pedra (1986), Cleyde em Top Model (1989) e Iolanda em A Favorita (2008). Ganhou o Troféu da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como melhor atriz devido ao trabalho em Vida Nova (1988).

O papel de maior repercussão de Suzana na última década foi a superprotetora Áurea, de Salve Jorge. Na trama, a mulher desaprovava o relacionamento do filho, Theo (Rodrigo Lombardi), com Morena (Nanda Costa). Preconceituosa, a personagem não aceitava ver o herdeiro com uma mãe solteira que vinha de uma comunidade.

Em Espelho da Vida, deu vida a duas personagens: Albertina Castelo, avó de Julia Castelo (Vitória Strada), e a misteriosa Guardiã, espírito que ajudava a mocinha.

Também fez carreira no teatro e no cinema. Sua estreia nas telonas foi em Os Paqueras (1969), filme em que contracenou com Reginaldo Faria. Nos palcos, ganhou o prêmio Shell de melhor atriz pela peça Silêncio! (2014). Seu último trabalho foi uma participação na segunda temporada de Sob Pressão (2017), da Globo.


Leia também

Enquete

Pantanal perde audiência: novela está chata?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.