IRACEMA E DONA ÁUREA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Suzana Faini morreu nesta segunda; seu último papel em novelas foi a Albertina de Espelho da Vida
Publicado em 25/4/2022 - 13h33
Atualizado em 25/4/2022 - 14h23
Suzana Faini morreu nesta segunda-feira (25), aos 89 anos, devido às complicações da doença de Parkinson. A informação foi divulgada pelo produtor e agente Marcus Montenegro em suas redes sociais. Segundo apurou o G1, ela estava internada no Hospital São Lucas, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.
A atriz ganhou fama ao interpretar Iracema em Irmãos Coragem (1970) e colecionou trabalhos na Globo. Nos últimos anos, destacaram-se a superprotetora dona Áurea, de Salve Jorge (2012), e a misteriosa Guardiã de Espelho da Vida (2018).
A atriz deixa uma filha, Milenka Faini, de 58 anos. Atores lamentaram a perda na publicação que anunciou a morte da artista. "Atriz incrível e mulher maravilhosa", destacou Jarbas Homem de Mello. "Uma linda, querida, amada. Que esteja em paz, na luz", afirmou Silvia Pfeifer.
Nascida em São Paulo, Suzana se dedicou a carreira de bailarina dos 19 aos 34 anos. Estreou na TV em Rosa Rebelde (1969) e emendou o sucesso Irmãos Coragem. Na trama, interpretou Iracema, jovem que passava por uma gravidez complicada. Em 1995, participou do remake da obra, desta vez como Dalva, a tia rancorosa de Lara (Glória Menezes na primeira versão; Leticia Sabatella na segunda).
Foi Jussara em Pai Herói (1979), Ana em Selva de Pedra (1986), Cleyde em Top Model (1989) e Iolanda em A Favorita (2008). Ganhou o Troféu da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como melhor atriz devido ao trabalho em Vida Nova (1988).
O papel de maior repercussão de Suzana na última década foi a superprotetora Áurea, de Salve Jorge. Na trama, a mulher desaprovava o relacionamento do filho, Theo (Rodrigo Lombardi), com Morena (Nanda Costa). Preconceituosa, a personagem não aceitava ver o herdeiro com uma mãe solteira que vinha de uma comunidade.
Em Espelho da Vida, deu vida a duas personagens: Albertina Castelo, avó de Julia Castelo (Vitória Strada), e a misteriosa Guardiã, espírito que ajudava a mocinha.
Também fez carreira no teatro e no cinema. Sua estreia nas telonas foi em Os Paqueras (1969), filme em que contracenou com Reginaldo Faria. Nos palcos, ganhou o prêmio Shell de melhor atriz pela peça Silêncio! (2014). Seu último trabalho foi uma participação na segunda temporada de Sob Pressão (2017), da Globo.
Ver essa foto no Instagram
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.