Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM SÃO PAULO

Ator Otávio Martins denuncia homofobia em restaurante: 'Covardemente atacado'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Otávio Martins está grisalho e com barba em foto publicada no Instagram

Otávio Martins em foto publicada no Instagram; ator acusou restaurante de homofobia com amigo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/3/2022 - 11h54
Atualizado em 12/3/2022 - 18h07

Otávio Martins relatou que um amigo teria sido vítima de homofobia em um restaurante em São Paulo na noite de sexta-feira (11). "[Foi] Covardemente atacado, mas o gerente e os garçons se negaram a ajudar ou chamar a polícia", denunciou o ator nas redes sociais. Procurado pelo Notícias da TV, o estabelecimento confirmou a agressão por parte de um cliente, mas negou ter sido negligente.

"Eu não piso nunca mais no restaurante Le Jazz, em São Paulo. Não só pela comida ruim: ontem um amigo foi vítima de homofobia por um cliente 'da casa', covardemente atacado, com testemunhas, mas o gerente e os garçons se negaram a ajudar ou chamar a polícia", escreveu o intérprete do vilão de As Aventuras de Poliana (2018) no Twitter.

"Pior: o homem começou a jogar garrafas de vidro no chão, para atacar meus amigos, com estilhaços atingindo outros clientes. Um dos atingidos foi pra cima do cara, saíram na porrada. Todos os clientes testemunharam a covardia do homofóbico e a inércia dos funcionários do Le Jazz", continuou o artista.

"Para piorar, o homem estava claramente alcoolizado e, mesmo assim, o restaurante entregou as chaves do carro pro cara, que saiu cantando pneu. Ao questionarem o nome do cliente, o gerente se negou a entregar porque é 'cliente fiel'", se revoltou ele.

E tem mais: quando meu amigo pegou o celular para chamar a polícia, foi cercado por dois garçons que tentaram impedir que ele chamasse ajuda, pra não prejudicar a imagem do restaurante e do agressor!

"Quando descobrir o nome do homofóbico, vou postar aqui junto com a cara dele. Isso tudo ocorreu ontem à noite, por volta das 21h30. Mesmo sabendo o nome de seu cliente homofóbico, o restaurante se nega a divulgar", afirmou Martins.

O artista prometeu publicar as imagens da agressão, que teria sido filmada por outros clientes. O ator ainda divulgou a placa do carro usado pelo homem e afirmou que ele estava acompanhado por uma mulher. Mais tarde, o funcionário do SBT corrigiu o endereço do Le Jazz: "Foi na unidade da Rua dos Pinheiros, e não na [rua] Melo Alves". 

Confira as postagens:

Outro lado 

Procurada pelo Notícias da TV, a assessoria de imprensa do restaurante respondeu com um posicionamento no começo da noite deste sábado, confirmando o caso de agressão, mas negando que os funcionários do Le Jazz tenham sido negligentes com a situação: 

O Le Jazz Brasserie repudia qualquer tipo de violência ou discriminação e não compactua com os atos de homofobia relatados na noite de ontem (11/3), em nossa unidade de Pinheiros. Pedimos desculpas a todos os clientes envolvidos, aos que presenciaram a cena e também aos frequentadores habituais da casa.

"O respeito à diversidade e o combate a qualquer forma de discriminação são princípios que guiam nosso trabalho, seja na seleção da equipe ou no atendimento aos clientes. Após apurar o ocorrido, gostaríamos de esclarecer [os fatos]", começa a nota.

"Ao contrário do afirmado, o agressor não é frequentador assíduo da casa e não recebeu cobertura da nossa equipe. A polícia compareceu ao restaurante depois de ser chamada pelo cliente agredido e não impedimos, em momento algum, que ela fosse acionada ou intervimos para que se retirasse sem solucionar a ocorrência", diz um trecho. 

Em seguida, o restaurante afirma que prestou apoio ao amigo de Otávio Martins e se colocou à disposição dos clientes que testemunharam o ocorrido. 

Confira o posicionamento na íntegra: 

Comunicado oficial - Le Jazz Brasserie
São Paulo, 12 de março de 2022

O Le Jazz Brasserie repudia qualquer tipo de violência ou discriminação e não compactua com os atos de homofobia relatados na noite de ontem (11/03), em nossa unidade de Pinheiros. Pedimos desculpas a todos os clientes envolvidos, aos que presenciaram a cena e também aos frequentadores habituais da casa. O respeito à diversidade e o combate a qualquer forma de discriminação são princípios que guiam nosso trabalho, seja na seleção da equipe ou no atendimento aos clientes. Após apurar o ocorrido, gostaríamos de esclarecer:

- Ao contrário do afirmado, o agressor não é frequentador assíduo da casa e não recebeu cobertura da nossa equipe. Antes do ocorrido, ao verificar que ele estava excessivamente alcoolizado, paramos de servir bebidas a ele e trocamos o cliente de mesa, para evitar qualquer conflito físico ou verbal. Por fim, pedimos que o agressor se retirasse do estabelecimento e, uma vez do lado de fora, ele seguiu com as agressões, sendo contido por nosso segurança;
- A polícia compareceu ao restaurante depois de ser chamada pelo cliente agredido e não impedimos, em momento algum, que ela fosse acionada ou intervimos para que se retirasse sem solucionar a ocorrência;
- Seguimos tentando, com afinco, entrar em contato com o cliente agredido, para que possamos nos retratar pessoalmente, dar todo o respaldo, inclusive jurídico, e entender a versão dele sobre o desenrolar dos fatos;
- Reafirmamos que nossa equipe tomou as medidas que estavam ao seu alcance para controlar a situação, de forma a garantir a integridade do cliente agredido e dos outros presentes na unidade;
- Mesmo com o cliente agressor alcoolizado, o manobrista não pode se negar a entregar o carro, sob o risco de incorrer em apropriação indébita, por tratar-se de um bem entregue em depósito;
- Em 12 anos de história, nunca tivemos nenhuma outra situação semelhante. Reafirmando nosso compromisso a diversidade, um de nossos pilares, reforçamos nosso programa de combate à homofobia, com treinamentos específicos para a equipe sobre como lidar com casos como este e novas sinalizações nas lojas para os frequentadores.

Pedimos que clientes presentes ou envolvidos entrem em contato conosco através do telefone (11) 98207-6575 ou do e-mail cinthia@lejazz.com.br para que possamos possamos nos retratar pessoalmente e prestar todo o auxílio necessário, inclusive na esfera judicial.

Atenciosamente,
Equipe do Le Jazz

Polêmica com fã

Em 2020, Otávio Martins maltratou um fã de As Aventuras de Poliana em uma rede social. A mãe de um menino de 11 anos postou um desabafo com prints de uma conversa em que o vilão Roger da novelinha se irritou com o pedido para dar um recado aos colegas de elenco.

Depois de mandar o garoto "procurar o que fazer" e dizer que ele estava "sendo ridículo", Martins gravou um vídeo para pedir desculpa e assumiu o erro.

"Eu não tive a delicadeza de olhar e ver, e era um garoto superbacana... Ele fez um pedido bobo, e eu fui bobo também, enfim. Peço desculpas ao menino, à família. Errei. Minha mãe me ensinou que quando a gente erra, pede desculpas. Acho que é Lorenzo [o nome do menino], desculpa o tio, tá bom? Beijo", declarou o artista na época.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.