Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OI?

Astro de Pantera Negra, Michael B. Jordan vira 'suspeito' de chacina no CE; entenda

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Imagem de Michael B. Jordan em ensaio fotográfico

Michael B. Jordan em ensaio fotográfico; ator foi inserido em lista de suspeitos de chacina no Ceará

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 7/1/2022 - 16h56
Atualizado em 7/1/2022 - 19h51

Um dos astros do filme Pantera Negra (2018), Michael B. Jordan foi transformado em suspeito de uma chacina no Ceará. Segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (7), a Polícia Civil utilizou uma imagem do ator durante o processo de reconhecimento fotográfico dos acusados do crime.

A foto de Jordan é uma das três imagens utilizadas no Termo de Reconhecimento Fotográfico do caso. Este procedimento ocasionou a apreensão de um adolescente de 17 anos como um dos suspeitos do crime.

De acordo com informações do G1, a chacina da Sapiranga ocorreu na madrugada de 25 de dezembro de 2021, quando cinco pessoas foram assassinadas e seis baleadas em um campo de futebol localizado no bairro Sapiranga, em Fortaleza (CE).

Segundo a polícia, as investigações do caso identificaram 28 pessoas, e 22 adultos foram indiciados pelo crime. Raí César Silva Araújo é suspeito de ter sido o mandante da chacina e foi detido pelos órgãos de segurança do Estado. No total, 13 envolvidos já foram presos.

Questionada pelo Notícias da TV, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará havia afirmado que a utilização de imagens de famosos não reflete a rotina dos processos de reconhecimento fotográfico no Estado e que tinha determinado a suspensão dessa prática. O órgão também havia reforçado que o reconhecimento fotográfico é apenas uma das etapas da investigação policial.

Duas horas após a primeira manifestação, o órgão enviou um novo posicionamento para a reportagem no qual disse que o caso está sendo investigado e que não existe nenhuma orientação para que fotos da internet sejam utilizadas durante o processo de reconhecimento fotográfico.

Confira a íntegra do primeiro posicionamento:

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) determinaram que esse tipo de procedimento, que não reflete a rotina, não seja mais utilizado em reconhecimentos fotográficos de suspeitos. Serão utilizadas apenas imagens de pessoas com histórico de envolvimento no tipo de crime investigado.

Vale ressaltar ainda que o reconhecimento fotográfico é apenas uma das etapas que podem levar ao indiciamento de um acusado. Depoimentos de testemunhas e perícias técnicas nos locais de crime (coleta de impressões digitais, análise de câmeras de segurança, por exemplo) também constituem parte do processo de investigação.

Confira a íntegra do segundo posicionamento:

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) informa que não há nenhuma orientação da Polícia Civil do Estado para a utilização de imagens de pessoas retiradas de bancos de imagens da internet como forma de reconhecimento fotográfico. O caso em questão está sendo investigado para que sejam tomadas as devidas providências.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.