OI?
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Michael B. Jordan em ensaio fotográfico; ator foi inserido em lista de suspeitos de chacina no Ceará
Um dos astros do filme Pantera Negra (2018), Michael B. Jordan foi transformado em suspeito de uma chacina no Ceará. Segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (7), a Polícia Civil utilizou uma imagem do ator durante o processo de reconhecimento fotográfico dos acusados do crime.
A foto de Jordan é uma das três imagens utilizadas no Termo de Reconhecimento Fotográfico do caso. Este procedimento ocasionou a apreensão de um adolescente de 17 anos como um dos suspeitos do crime.
De acordo com informações do G1, a chacina da Sapiranga ocorreu na madrugada de 25 de dezembro de 2021, quando cinco pessoas foram assassinadas e seis baleadas em um campo de futebol localizado no bairro Sapiranga, em Fortaleza (CE).
Segundo a polícia, as investigações do caso identificaram 28 pessoas, e 22 adultos foram indiciados pelo crime. Raí César Silva Araújo é suspeito de ter sido o mandante da chacina e foi detido pelos órgãos de segurança do Estado. No total, 13 envolvidos já foram presos.
Questionada pelo Notícias da TV, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará havia afirmado que a utilização de imagens de famosos não reflete a rotina dos processos de reconhecimento fotográfico no Estado e que tinha determinado a suspensão dessa prática. O órgão também havia reforçado que o reconhecimento fotográfico é apenas uma das etapas da investigação policial.
Duas horas após a primeira manifestação, o órgão enviou um novo posicionamento para a reportagem no qual disse que o caso está sendo investigado e que não existe nenhuma orientação para que fotos da internet sejam utilizadas durante o processo de reconhecimento fotográfico.
Confira a íntegra do primeiro posicionamento:
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) determinaram que esse tipo de procedimento, que não reflete a rotina, não seja mais utilizado em reconhecimentos fotográficos de suspeitos. Serão utilizadas apenas imagens de pessoas com histórico de envolvimento no tipo de crime investigado.
Vale ressaltar ainda que o reconhecimento fotográfico é apenas uma das etapas que podem levar ao indiciamento de um acusado. Depoimentos de testemunhas e perícias técnicas nos locais de crime (coleta de impressões digitais, análise de câmeras de segurança, por exemplo) também constituem parte do processo de investigação.
Confira a íntegra do segundo posicionamento:
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) informa que não há nenhuma orientação da Polícia Civil do Estado para a utilização de imagens de pessoas retiradas de bancos de imagens da internet como forma de reconhecimento fotográfico. O caso em questão está sendo investigado para que sejam tomadas as devidas providências.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.