MAL DE PARKINSON
REPRODUÇÃO/NEW LINE CINEMA
Ian Holm interpretou Bilbo em dois filmes da trilogia O Senhor dos Anéis; ator morreu aos 88 anos
REDAÇÃO
Publicado em 19/6/2020 - 12h26
O ator britânico Ian Holm morreu aos 88 anos na manhã desta sexta-feira (19), em Londres, devido a complicações do Mal de Parkinson. Ele é conhecido pelo papel de Bilbo nas trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit. A notícia da morte foi confirmada pelo agente do artista ao jornal The Guardian. Os últimos dias de vida do ator foram registrados em fotos publicadas por Sophie de Stempel, mulher de Holm.
"Ele morreu pacificamente no hospital, com seus familiares e seu cuidador. Charmoso, gentil e extremamente talentoso, sentiremos muito a sua falta", diz a nota do agente.
Ian Holm nasceu em 12 de setembro de 1931, na Inglaterra. Além da mulher, deixa cinco filhos de seus três primeiros casamentos. Em 2001, o ator foi diagnosticado com câncer de próstata, obtendo sucesso em seu tratamento. Nos últimos dias, sofreu com as complicações do Mal de Parkinson.
O intérprete tem uma lista extensa de premiações no currículo. Membro da Royal Shakespeare Company, foi nomeado Cavaleiro em 1998 pelo trabalho no teatro. Atuou em mais de 100 projetos, incluindo trabalhos para a televisão. Ele ganhou um Tony, o Oscar do teatro, pelo papel na peça The Homecoming (1967), de Harold Pinter.
Holm estrelou dezenas de filmes após abandonar o palco. Em 1981, foi indicado ao Oscar pelo trabalho como o técnico Sam Mussabini no longa Carruagens de Fogo.
No início dos anos 2000, Ian interpretou o personagem Bilbo Baggins em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), voltando a aparecer na saga em O Retorno do Rei (2003). Mas antes de dar vida a Bilbo nas telas do cinema, Ian emprestou a voz para o sobrinho do personagem, Frodo, em uma adaptação que a BBC fez em 1987 para o rádio.
O intérprete britânico também atuou em filmes notórios como Alien (1979), O Oitavo Passageiro (1979), Os Bandidos do Tempo (1981), Greystoke: A Lenda de Tarzan (1984), Brazil: O Filme (1985), Henrique V (1989), As Loucuras do Rei Jorge (1994), O Quinto Elemento (1997) e Do Inferno (2001).
O último trabalho de Holm para os cinemas foi em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014), tendo voltado ao papel de Bilbo, assim como fez dois anos antes para o primeiro filme da sequência, Uma Jornada Inesperada (2012).
Confira abaixo um dos últimos registros feitos pela mulher do ator:
View this post on Instagram
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.