LUTO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Theresa Amayo em participação do Domingão do Faustão, em 2018: atriz morreu nesta segunda (24)
Aos 88 anos, Theresa Amayo morreu nesta segunda-feira (24) após lutar contra o câncer. A informação foi confirmada pelos familiares da atriz nas redes sociais. Viúva do polímata Mário Brasini (1921-1997), ela deixa dois filhos e uma neta.
De acordo com o comunicado oficial, Theresa morreu nesta madrugada em casa no bairro das Laranjeiras, na zona sul do Rio de Janeiro. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento da pioneira da TV brasileira.
Nascida em Belém, no Pará, a veterana começou a atuar em 1950 por influência da mãe, a também atriz Dulcina de Moraes (1908-1996). Ela iniciou a carreira no teatro e migrou para outras plataformas, como cinema, rádio e TV.
Os primeiros trabalhos de Theresa Amayo ocorreram em filmes com Anselmo Duarte (1920-2009) e Mazzaropi (1912-1981). A atriz também esteve na leva inicial da contratações da TV Tupi. De acordo com o Museu da TV, ela atuou em dez trabalhos na emissora, entre séries e novelas.
Em 1960, a artista estreou na Globo em O Rei dos Ciganos. Na emissora, ela também fez as novelas Pecado Capital (1975), a versão censurada de Roque Santeiro (1975), Senhora do Destino (2004), Flor do Caribe (2013), Além do Tempo (2015) e A Regra do Jogo (2016).
O último trabalho de Theresa na TV aberta foi em Topíssima (2019), da Record. No ano seguinte, ela participou dda série A Dona da Banca, do Canal Brasil.
A atriz foi destaque nas manchetes em dezembro de 2004 por conta de uma notícia pessoal trágica. À época, sua filha Lys, neto Gianluca, 8 anos, e genro Antônio D'Avola foram mortos pelo tsunami que atingiu o sudoeste asiático.
Confira o comunicado da família:
Ver essa foto no Instagram
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.