Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

LIBERTÉ

Antonia Fontenelle acusa Virginia Fonseca de plagiar perfume e inicia treta

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Antonia Fontenelle (à esquerda) e Virginia Fonseca (à direita)

Antonia Fontenelle e Virginia Fonseca: youtuber cria treta e faz acusação de suposta cópia

IVES FERRO e LI LACERDA

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 17/1/2024 - 13h51
Atualizado em 17/1/2024 - 16h39

Antonia Fontenelle acusou Virginia Fonseca de copiar a identidade visual e o nome de uma fragrância da sua marca de cosméticos. A empresária se queixou de um vídeo divulgado por Virginia no ano passado, durante o lançamento do produto, em que ela segurou um frasco de perfume em Paris, na França. "É uma marca registrada", disse a youtuber.

Procurada pelo Notícias da TV, Antonia afirmou que possui registro para o título do produto desde 2021. Ela também fez uma campanha editorial na Torre Eiffel, em Paris, na França, para promover o produto.

"O grande problema é que a mesma arte foi copiada. O que ela fez, não se faz. Liberté é um nome de domínio público, não tem o menor problema ela usar o nome Liberté. O problema é que ela usou a mesma fonte, eles se apossaram de uma identidade visual e propriedade intelectual", disse ela à reportagem.

Assim como Virginia fez em julho de 2023, a apresentadora também viajou às terras parisienses para promover a fragrância Origem Liberté, porém em 2022. "Eu fui a Paris, fotografei na Torre Eiffel. Registrei minha marca em 2021. Essa semana começaram a me mandar essa campanha, eu não tinha visto porque não fico procurando coisas", acrescenta.

Compare abaixo as identidades visuais e os frascos das fragrâncias Liberté:

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Liberté

Antonia e Virginia em divulgações de Liberté

DIVULGAÇÃO

Liberté

Liberté por Virginia (à esquerda); e por Antonia (à direita)

O que aconteceu?

Nesta quarta-feira (17), Antonia marcou Virnigia Fonseca em uma publicação nos Stories do Instagram e disse que sua equipe jurídica iria averiguar um suposto plágio da identidade visual e do título de seu perfume.

"Querida, você registrou o seu perfume com esse nome? Há dois anos eu lancei o meu perfume Liberté nesse mesmo cenário. Vou pedir para meu advogado averiguar isso. Vamos ter que pôr nossos advogados para conversar, Virginia", escreveu Antonia.

Ela mostrou a imagem de divulgação de sua fragrância Liberté, lançada pela Fontenelle Cosméticos em 2022, um ano antes de Virginia anunciar seu perfume de mesmo nome pela We Pink.

Notícias da TV apurou que a marca Liberté consta como irregistrável no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Segundo o órgão, já existem marcas registradas em outros códigos semelhantes ao título. Por conta da similaridade dos produtos, não pode ser contabilizado para uso exclusivo.

A reportagem entrou em contato com Virginia Fonseca por meio de sua assessoria, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.