LIBERTÉ
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Antonia Fontenelle e Virginia Fonseca: youtuber cria treta e faz acusação de suposta cópia
IVES FERRO e LI LACERDA
Publicado em 17/1/2024 - 13h51
Atualizado em 17/1/2024 - 16h39
Antonia Fontenelle acusou Virginia Fonseca de copiar a identidade visual e o nome de uma fragrância da sua marca de cosméticos. A empresária se queixou de um vídeo divulgado por Virginia no ano passado, durante o lançamento do produto, em que ela segurou um frasco de perfume em Paris, na França. "É uma marca registrada", disse a youtuber.
Procurada pelo Notícias da TV, Antonia afirmou que possui registro para o título do produto desde 2021. Ela também fez uma campanha editorial na Torre Eiffel, em Paris, na França, para promover o produto.
"O grande problema é que a mesma arte foi copiada. O que ela fez, não se faz. Liberté é um nome de domínio público, não tem o menor problema ela usar o nome Liberté. O problema é que ela usou a mesma fonte, eles se apossaram de uma identidade visual e propriedade intelectual", disse ela à reportagem.
Assim como Virginia fez em julho de 2023, a apresentadora também viajou às terras parisienses para promover a fragrância Origem Liberté, porém em 2022. "Eu fui a Paris, fotografei na Torre Eiffel. Registrei minha marca em 2021. Essa semana começaram a me mandar essa campanha, eu não tinha visto porque não fico procurando coisas", acrescenta.
Compare abaixo as identidades visuais e os frascos das fragrâncias Liberté:
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Antonia e Virginia em divulgações de Liberté
DIVULGAÇÃO
Liberté por Virginia (à esquerda); e por Antonia (à direita)
Nesta quarta-feira (17), Antonia marcou Virnigia Fonseca em uma publicação nos Stories do Instagram e disse que sua equipe jurídica iria averiguar um suposto plágio da identidade visual e do título de seu perfume.
"Querida, você registrou o seu perfume com esse nome? Há dois anos eu lancei o meu perfume Liberté nesse mesmo cenário. Vou pedir para meu advogado averiguar isso. Vamos ter que pôr nossos advogados para conversar, Virginia", escreveu Antonia.
Ela mostrou a imagem de divulgação de sua fragrância Liberté, lançada pela Fontenelle Cosméticos em 2022, um ano antes de Virginia anunciar seu perfume de mesmo nome pela We Pink.
O Notícias da TV apurou que a marca Liberté consta como irregistrável no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Segundo o órgão, já existem marcas registradas em outros códigos semelhantes ao título. Por conta da similaridade dos produtos, não pode ser contabilizado para uso exclusivo.
A reportagem entrou em contato com Virginia Fonseca por meio de sua assessoria, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.