Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

Vem, Verão!

Aline Riscado conta como virou o jogo em comercial de cerveja acusado de machismo

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Aline Riscado em comercial do verão 2014/2015, quando estreou como garota-propaganda da Itaipava

Aline Riscado em comercial do verão 2014/2015, quando estreou como garota-propaganda da Itaipava

REDAÇÃO

Publicado em 11/4/2020 - 9h53
Atualizado em 11/4/2020 - 10h32

Escolhida há seis anos para ser a cara da campanha de uma marca de cerveja, Aline Riscado enfrentou acusações de objetificar seu corpo, mas virou o jogo. A ex-bailarina do Domingão do Faustão revela que, apesar das críticas no primeiro ano de exibição do comercial, sua personagem na propaganda, Verão, mudou o perfil para fugir do estereótipo machista e se tornar mais do que a gostosona que deixa os homens babando.

"No primeiro ano, aparecia a polpinha da bunda da Verão. A saia dela foi ajustada de uma forma errada, e o diretor achou que não tinha nada demais", explicou a garota-propaganda da Itaipava em entrevista ao Meio&Mensagem, publicação especializada em mercado publicitário.

O chamado "erro de ajuste" na roupa, na verdade, fazia parte da fórmula usada por muitos anos em propagandas de cerveja, que incluía elementos como praia e mulheres com pouca roupa à disposição de homens sedentos. No caso da campanha da Itaipava, Verão é o apelido da garçonete Vera, que circulava entre as mesas de um quiosque na praia, vestindo uma saia bem curta para servir os clientes.

reprodução/youtube

Verão (Aline Riscado) com saia curta no primeiro ano da campanha e mais coberta em 2019

"Estava começando aquele movimento feminista, então teve uma discordância no primeiro ano", admitiu Aline. A atriz e bailarina revelou que houve uma reunião entre a agência publicitária, a marca de cerveja e sua equipe para virar esse jogo.

"Juntos, pensamos [que] não podíamos deixar ir por esse lado. Não quero que as pessoas achem que estou objetificando meu corpo, nem quero incentivar ninguém a objetificar seus corpos", justifica a intérprete de Verão. "No segundo ano, eles bolaram uma parada muito legal que a Verão estava sempre do lado das mulheres", lembrou. "A partir daí, virou a chave de que não era isso que a gente queria mostrar: o corpo da mulher como um objeto", complementa.

Estrela dos comerciais da marca desde 2014, Aline Riscado afirma que tem liberdade para interpretar sua personagem e o medo inicial de ficar estigmatizada pela Verão já passou. "Hoje em dia a Verão se tornou uma parceira da marca, não existe mais nenhum ataque de pessoas que se sentem ofendidas com a presença dela", comemora.

"Quando eu vou gravar os filmes, eles viram pra mim e falam a ideia, mas dizem que eu mais do que ninguém sei como a Verão se comunica. É uma relação de muita liberdade. É a personagem da minha vida", arrematou a atriz.

Confira a entrevista de Aline Riscado o Meio&Mensagem:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.