Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FILHOS DE GANDHY

Glô na Rua comete gafe ao vivo e erra 'bloco mais antigo do país'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Rita Batista nas ruas de Salvador durante o Glô na Rua

Rita Batista durante o Glô na Rua nesta segunda (12); programa errou bloco mais antigo do país

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/2/2024 - 15h58
Atualizado em 13/2/2024 - 16h12

[Errata: Ao contrário do que foi publicado inicialmente, Rita Batista não afirmou que o bloco é o mais antigo do Brasil. A informação incorreta ficou restrita à tarja do gerador de caracteres mostrada na transmissão]

Alguns internautas apontaram que o Glô na Rua informou erroneamente que o Filhos de Gandhy, em Salvador, é "o bloco mais antigo do Brasil". A afirmação apareceu em uma tarja exibida na parte inferior da transmissão.

O Filhos de Gandhy foi fundado em 1949 por estivadores portuários em Salvador e é comumente considerado o bloco afro mais antigo do país. Ele, porém, não é o cortejo em atividade há mais tempo. O Cordão do Bola Preta (1918), no Rio de Janeiro, e o Zé Pereira dos Lacaios (1867), em Ouro Preto, são os recordistas.

"Aqui em Salvador, daqui a pouco, os Filhos de Gandhy vão circular neste circuito da Barra-Ondina, do Farol até o bairro de Ondina. Ontem eles saíram na avenida, no circuito Campo Grande, com uma homenagem a Caetano Veloso, invadindo a avenida com seus ijexás, colares e turbantes", explicou Rita.

"O afoxé Filhos de Gandhy, que é o maior e mais antigo do país, fundado em 1949 por um grupo de trabalhadores do porto de Salvador. O tapete branco da paz hoje tem mais de 10 mil associados", acrescentou ela, que acertou na informação --afoxés e blocos são grupamentos diferentes.

Uma tarja, porém, apresentava a informação incorreta. "Bloco mais antigo do país faz homenagem a Caetano Veloso", lia-se no texto.

Veja:

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tarja com a mensagem: Filhos de Gandhy: Bloco mais antigo do Brasil

O erro foi reportado por perfis no X (antigo Twitter). "Atenção Glô na Rua, o bloco mais antigo do país é o Cordão do Bola Preta, com 105 anos, e não o bloco Filhos de Gandhy", reclamou Ana Paula Souza Chaves.

O Cordão do Bola Preta é considerado o bloco mais antigo do Rio de Janeiro, mas o Zé Pereira dos Lacaios é o mais antigo do país ainda em atividade. Ele foi fundado por um sapateiro português em 1846 e fez o primeiro desfile na capital fluminense. Posteriormente, as atividades foram transferidas para Ouro Preto.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.