Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Rodriguinho no BBB 24 prova que Karol Conká foi heroína de sua edição

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Rodriguinho (à esquerda) e Karol Conká (à direita)

Rodriguinho e Karol Conká: por que cantor de pagode é um vilão pior do que rapper no BBB 24?

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 16/1/2024 - 6h10

Em uma semana no BBB 24, Rodriguinho conseguiu atacar os corpos femininos, ofender baianos, criticar festivais amazonenses, zombar trajes típicos gaúchos e ainda fazer piadas com compulsão alimentar. As atitudes do cantor provam que a rejeitada Karol Conká poderia ser a heroína de sua temporada: ela movimentou o jogo e pagou a própria língua por dar opinião sobre o que acontecia dentro do confinamento --sem precisar usar as características culturais dos brothers para isso.

Rodriguinho e Karol são antagonistas do Big Brother Brasil, mas têm diferentes tipos de vilania. João Finamor, professor de Marketing Digital da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), explica ao Notícias da TV que pode ser mais difícil para o pagodeiro reverter a situação quando deixar a casa.

"Enquanto a Karol tecia comentários sobre as situações dos participantes, o Rodriguinho faz alguns ataques na esfera do preconceito. Xenofobia contra a Isabelle e os festivais de boi-bumbá, comentários sobre a boina que o Matteus usa, o sotaque das pessoas", lista.

"Rodriguinho está com falas um tanto quanto problemáticas e rapidamente ascende ao cargo de grande antagonista/vilão da edição. E, obviamente, como todo vilão, ele precisa da aceitação de um grupo. Esse grupo surgiu com o Nizam e o [Lucas] Pizane, que acabaram dando chancela para as falas infelizes do Rodriguinho", acrescenta.

Como em toda narrativa de reality shows, o público precisa de pessoas para amar e para odiar. Rodriguinho cumpre sem medo o papel de carrasco. Mesmo com a resposta de sua liderança, avaliada pelo público com um emoji de "alerta", o artista não se importou. "Só não quero ser cancelado pela minha mulher e pelos meus filhos. Pode o Brasil inteiro me cancelar", disparou.

Para Finamor, o cantor tem potencial para dar sustentação às narrativas da temporada e não merece ser eliminado logo no início do programa. "Tem grande chance de ser a Karol Conká da edição, até porque ele está criando atritos com dois personagens com muita popularidade, que são a Beatriz Reis e o Davi Brito", aponta.

As falas do Rodriguinho são reflexos de uma sociedade machista, em que a mulher envelhecer, ter curvas, comer e ter autoconfiança é algo ruim. Ele reflete o que as pessoas pensam em sociedade. Por isso ele não recebe tanto hate quanto a Karol. As pessoas pensam: 'Ah, é homem, tudo bem'.

O legado de Karol Conká

Três anos depois da participação de Karol Conká no BBB 21, as falas da rapper se tornaram memes nas redes sociais --isso graças ao trabalho de sua equipe de gestão de imagem. A cantora conseguiu reverter os "haters" em fãs na internet e hoje lida bem com sua passagem pelo programa.

Rodriguinho, por outro lado, ainda não teve falas icônicas ou engraçadas que poderiam repercutir de maneira positiva. Ele acumula "brincadeiras" com o corpo de Yasmin Brunet, a quem definiu como "velha" e que "come demais"; e críticas a Davi, que ele chamou de um "cara comum da Bahia".

"Ele vai continuar agindo dessa forma, ele mostra que é agressivo. São vilões e antagonistas com comportamentos diferentes. As falas da Karol hoje são memes. Do Rodriguinho, nada viralizou como meme, não tem potencial. Junto a ele, o Nizam vem como um assistente de vilania", diz o especialista.

"Definitivamente ele não está tendo a rejeição nem os ataques da Karol. O caso dela teve uma projeção que não conseguimos sequer mensurar o quanto ela recebeu de ódio. Talvez pela pandemia, pelas pessoas estarem enclausuradas e terem vontade de botar tudo para fora", avalia Finamor.

Karol, por sua vez, também fez questão de rechaçar qualquer comparação com Rodriguinho. Na segunda (15), em seu perfil no X (antigo Twitter), a rapper escreveu: "Que esse dia seja maravilhoso, regado de uma criatividade que impossibilita vocês de fazerem comparações desnecessárias". Ela não chegou a citar nomes, mas para bom entendedor...

Por que Karol foi heroína do BBB 21?

Na balança dos vilões, Karol Conká foi a responsável por colocar Juliette Freire no posto de preferida do público. A rapper também tinha aliados fortes, como Lumena Aleluia, Nego Di e Projota, e levou todos para o buraco.

Karol usou de seu deboche e conseguiu irritar Lucas Penteado a ponto de ele desistir da competição. Ela se consagrou protagonista das narrativas do BBB 21, já que tudo estava conectado a ela até o dia da final. Os finalistas Juliette, Camilla de Lucas e Fiuk ainda tinham assuntos pendentes com a eliminada.

Karol era uma mulher preta, bem-sucedida, com autoestima e aceitação muito bem resolvidas, uma mulher com força. Quem é misógino ou tem preconceito aproveitava os deslizes para poder atacar. Foi algo muito maior. Rodriguinho está recebendo hate, mas nem perto do que a Karol recebeu.

Rodriguinho, porém, tem sido o brother que movimenta as engrenagens do BBB 24. Ele foi o responsável por emparedar duas vezes Davi Brito, seu principal rival e queridinho do público, e cravou que não desistirá enquanto o motorista de aplicativo não sair do programa.

"Um bom enredo precisa do mocinho, do vilão e das pessoas à volta. Com uma semana já aconteceu tudo isso, a briga do Davi com o Nizam, as falas problemáticas do Rodriguinho... Tudo nos leva a crer que teremos uma grande edição, tem muita coisa a acontecer pela frente", conclui o especialista.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.