Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Por que Arthur Aguiar é o favorito do BBB 22? Ator gabarita receita de sucesso

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Imagem de Arthur Aguiar no BBB 22

Arthur Aguiar no BBB 22; especialista diz que brother usou estratégia para alcançar favoritismo

Na reta final do BBB 22, Arthur Aguiar desponta como um dos favoritos do público para vencer o reality show da Globo. No entanto, engana-se quem pensa que esta torcida é fruto da espontaneidade do brother. Além da preparação psicológica prévia, o ator gabarita todos os itens de uma metodologia empresarial de análise de sucesso.

"Ele [Aguiar] foi o único jogador que não ficou com medo do cancelamento, porque a edição anterior foi a total cultura do cancelamento. Todo mundo entrou neste ano meio aguado, sem posicionamento. E o Arthur, ao decidir jogar desde o início, foi o único que, de cara, assumiu eletrificar", pontua Andre Diamand, criador do Sexy Canvas, em entrevista ao Notícias da TV.

Para compreender a metodologia desenvolvida por Diamand, é preciso dar um passo atrás em direção ao mundo do empreendedorismo. Nos últimos anos, um dos principais pilares da cultura das startups foi criado sobre infinitos Canvas, ferramentas nas quais os empreendedores conseguem analisar as suas ideias de negócio.

No Sexy Canvas, os usuários refletem sobre 14 pontos dos seus negócios: os sete pecados capitais (ganância, vaidade, preguiça, gula, luxúria, inveja e ira) e os sete pontos da criança interior (curiosidade, recompensa, diversão, segurança, liberdade, amor e pertencimento).

No vocabulário dessa metodologia, enquanto mais campos são preenchidos, maior será a "eletrificação" do objeto --termo utilizado como sinônimo para "medidor de sucesso". Segundo Diamand, o método não se restringe ao mundo dos negócios e pode ser utilizado em análises de carreira e comportamento pessoal, como no caso do ex-Rebelde.

"Quanto mais o Arthur eletrificar os 14 itens do Sexy Canvas, mais ele terá chances de ganhar. Por exemplo, uma menina ou um cara que entram, são apenas 'gostosões', mas quando abrem a boca não têm a menor graça ou ficam se justificando de tudo, não é uma pessoa que tem uma oratória legal, você atende apenas a vaidade e a luxúria", pontua.

"[Telespectador rebate:] 'Ah, mas eles só falam coisas chatas, não me divertem'. Não tem um entretenimento nesses participantes, então eles terão uma eletrificação mais baixa", complementa.

Fome ou estratégia?

Na análise de Diamand, a gula apresentada por Aguiar durante o reality é uma das estratégias usadas pelo brother para conquistar o público. "Ele não é bobo de comer pão só porque ama pão. Ele sabia que isso ia gerar comentários, tanto que deu resultado. É tudo programado e, nesse caso, dentro da gula e da curiosidade, pois ele está fazendo algo inesperado", avalia.

"Se ele estivesse comendo só acelga e tomate cereja, as pessoas diriam que ele está seguindo a receita da mulher [Maíra Cardi]. Isso não gera uma identificação, um contraste", opina.

O especialista também acredita que o ex-Malhação conseguiu superar o cancelamento prévio provocado pelas traições na relação com Maíra: "Cronologicamente falando, ele já entra causando uma ira e pertencimento quando trai a mulher, já tem uma pré-disposição do público até negativa".

"Ao longo do jogo, ele se mostra confiável de novo. Isso somado aos momentos de vulnerabilidade que tem, quando ele se coloca de uma forma mais humana. As pessoas até criticam muito, dizendo que é aí que ele peca, mas ele não é nada bobo. Quando ele se põe vulnerável, ele evoca o amor, os humanos gostam de ver gente vulnerável até para uma onda de cuidar", diz.

As pessoas conseguem sair de uma ira, do pertencimento negativo, para uma segurança. Quando ele se coloca como vulnerável e sofrido, tem um lado negativo, que ele perde um pouco da vaidade, porém ganha na direção de pertencimento e identificação. 'Poxa, ele é vulnerável, um ser humano igual a mim, passei a gostar dele, podendo até amá-lo'.

"Esse fluxo do traidor que, ao mesmo tempo, vira o vulnerável fofo e é um cara bonitão, gostosão, famoso, passa por um item cronológico em todos os itens do Sexy Canvas", reforça.


Saiba tudo sobre o BBB 22 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#73 - Onde foi que a Globo errou no BBB22?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.