Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

No BBB 22, Tiago pergunta para Jessi o que é Fies e revolta web: 'Muito privilegiado'

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

De costas, Jessilane Alves conversa com Tiago Abravanel na sala do BBB 22

Jessi Alves explicou para Tiago Abravanel o que é Fies em conversa no BBB 22 neste domingo (7)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 6/2/2022 - 10h24

Tiago Abravanel escancarou a diferença social com Jessilane Alves durante uma conversa na manhã deste domingo (6) no BBB 22. A professora explicou que recorreu ao financiamento estudantil para se formar na universidade, e o ator questionou o que é o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). A pergunta do neto de Silvio Santos revoltou os internautas. "Muito privilegiado mesmo", criticou Thyna Marques no Twitter.

Em bate-papo na sala da casa, a baiana estava contando sobre sua história de vida, falou sobre os empregos que teve e comentou sobre as dificuldades para entrar no ensino superior. "Eu fiz o financiamento estudantil numa faculdade particular, mas no curso que eu queria, que era Biologia", relatou ela, que não conseguiu passar em uma universidade pública.

"O que é o financiamento estudantil?", indagou o apresentador. "O Fies. Já ouviu falar?", estranhou a integrante do Pipoca. "Já ouvi falar, mas conta", pediu o artista, curioso.

A declaração de Abravanel não pegou bem e foi criticada nas redes sociais. "Claro que o Tiago não sabe o que é Fies... Nunca foi pobre", afirmou Marcos. "A pessoa não saber o que é o Fies diz muito sobre a realidade da desigualdade social", pontuou Felipe.

"Tiago não sabe o que é Fies e, consequentemente, não sabe a importância desses programas nas vidas das tantas pessoas que só conseguiram cursar um curso superior no Brasil por causa desses programas", disse Dena K.

"Eu fico chocada com os privilégios que esse cara tem e transborda nessa bolha gigantesca e inacessível que é a vida dele", soltou um perfil de fã-clube de Taylor Swift. "Tudo bem ele não precisar do Fies, mas não sabe o que é? Um dos principais programas do governo voltado pra educação. E o cara paga de politizado, conscientizado", debochou Lavygny.

Essa não é a primeira vez que Tiago mostra o privilégio de ter nascido em uma família com mais poder financeiro. No mês passado, o artista tomou um choque de realidade ao descobrir que um tênis de R$ 150 é considerado caro para Jessilane e Natália Deodato. "Para a gente hoje é uma coisa cara. É a questão da realidade. São realidades diferentes", argumentou a modelo.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento a estudantes em cursos superiores pagos. O benefício é ofertado por instituições de educação superior particulares aderentes ao programa e que tenham avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Fies é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. Todas as operações do processo seletivo, da adesão das instituições de ensino e inscrição dos estudantes à divulgação dos resultados e entrevistas, são realizadas pela internet.

Confira a conversa de Jessi e Tiago:

Veja a repercussão:


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.