Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RACISMO ESTRUTURAL

Luigi foi expulso do BBB 24? Entenda por que web exige desclassificação

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lucas Luigi com expressão de surpresa no BBB 24

Lucas Luigi no BBB 24; participante foi alvo de boato sobre expulsão no reality show da Globo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 23/1/2024 - 16h34

Lucas Luigi virou alvo de notícias falsas nesta terça (23). Diversos vídeos com teor sensacionalista nas redes sociais afirmam que o participante foi expulso do BBB 24 por utilizar um termo considerado racista. Ele, porém, segue normalmente no jogo --e, segundo enquete atualizada, corre pouco risco de ser eliminado no paredão desta terça (23).

Contudo, internautas realmente pediram a expulsão do participante por ter novamente ter utilizado a palavra "macaca" para se referir a uma mulher negra. Leidy Elin já havia aconselhado o participante a não utilizá-la mais qualquer que fosse o contexto.

A própria equipe de Luigi se pronunciou nas redes sociais após a repercussão negativa nas redes sociais. "Luigi, como muitos de nós, está em constante processo de letramento racial e, assim como muitos de nós pretos, ainda reproduz contradições impostas pelo racismo estrutural, que esse texto não dará conta de resolver", inicia a nota.

"Seu objetivo é contextualizar uma realidade plural que atravessa a vivência de vários pretos e pretas no país, não podemos esquecer que ser um preto pobre de periferia é diferente de estar sentado nas cadeiras da academia", acrescenta.

Luigi sempre esteve pronto para ouvir e se retratar diante de todas as situações que foi atravessado, sendo compreensivo, engraçado, acolhedor, afetuoso e humano, qualidades que são distanciadas da imagem de um homem preto.

"O racismo é tão complexo que faz com que os racistas sejam os primeiros a apontarem as falhas e contradições de uma pessoa negra: nada mais racista do que evidenciar as falhas e apagar as qualidades de uma pessoa negra", segue.

"Destacamos nossa profunda admiração e respeito por todas as mulheres negras deste país, inclusive aquelas que formam a nossa equipe. Já são muitos contra nós, é hora de unir", finaliza.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.