O BRASIL TÁ VENDO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
João Luiz Pedrosa durante jogo da verdade em que denunciou uma situação de racismo no BBB21
O BBB21 entrou em sua reta final, e já é possível dizer que foi uma edição bastante diferente das anteriores. Após o sucesso da temporada de 2020, a Globo implementou algumas mudanças neste ano, tanto nas dinâmicas do programa quanto na cobertura do reality na programação. Algumas apostas da emissora foram acertadas; outras não tiveram desempenho tão bom assim.
Este é o tema do episódio desta quinta (22) do podcast O Brasil Tá Vendo, do Notícias da TV. No programa, os jornalistas Fernanda Lopes, Vinícius Andrade e Paola Zanon conversam e trazem novidades, curiosidades e bastidores sobre a atual temporada do maior reality da Globo.
O BBB21 é chamado pela emissora e pelos próprios participantes de "o Big dos Bigs", por ter a maior duração entre todas as temporadas do programa: o confinamento durará 100 dias.
Apesar de grandiosa, essa novidade pode ser considerada um erro neste ponto do programa, em que as interações na casa estão um tanto quanto mornas e o público já está cansado. Para as próximas edições, a emissora pode cogitar uma duração a princípio mais curta e, caso haja um grande sucesso, pode prolongar o reality, como aconteceu com o BBB20.
Outra novidade deste ano é o crescimento da cobertura do BBB21 dentro da própria programação da Globo. Há rodas de conversas e debates sobre o reality no Mais Você, no Encontro, no Plantão BBB e até a volta das entrevistas com os eliminados no Domingão do Faustão.
A cobertura do Encontro acerta ao dar novas perspectivas sobre os acontecimentos da casa, com entrevistas com especialistas e familiares dos participantes. Já o Plantão BBB ainda não encontrou a melhor dinâmica possível e erra ao trazer debates rasos e assuntos que já não estão mais quentes na casa mais vigiada do Brasil.
Toda esta cobertura extra do BBB21, aliás, cria uma superexposição ao programa e a alguns participantes. Karol Conká é o principal exemplo: na tentativa de aliviar um pouco da barra da cantora, eliminada com a maior porcentagem de rejeição da história do Big Brother, a Globo promoveu entrevistas com ela no Faustão (algo inédito até então) e no Fantástico (só ela teve esta janela). O público percebeu as intenções da emissora, que terá até um documentário sobre sua trajetória pós-BBB.
Outra questão polêmica da temporada deste ano foi em relação à piada racista que Rodolffo Matthaus fez sobre o cabelo de João Luiz Pedrosa. O apresentador Tiago Leifert acertou em seu discurso didático e amigável sobre o assunto, mas errou ao não dar nome ao que de fato aconteceu: racismo.
A emissora também se pronunciou de maneira muito leve em relação a declarações de Sarah Andrade sobre a pandemia de Covid-19 --a participante fez piada da situação no programa.
Estas e outras questões sobre acertos e erros da Globo no BBB21 você confere abaixo, no podcast O Brasil Tá Vendo:
Ouça "#36 - Os erros e acertos da Globo com o BBB21" no Spreaker.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
BBB21
Encontro com Fátima Bernardes
Globo
João Luiz Pedrosa
Karol Conká
Racismo
Reality Show
Rodolffo Matthaus
Tiago Leifert
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.