POLÊMICA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Paula von Sperling é alvo de críticas nas redes sociais por comentários feitos no Big Brother Brasil 19
REDAÇÃO
Publicado em 31/1/2019 - 17h40
Queridinha de boa parte do público nos primeiros dias de Big Brother Brasil 19, Paula von Sperling perdeu prestígio com quem acompanha o programa. A advogada é alvo de críticas nas redes sociais por comentários sobre temas como cotas, humor negro e racismo reverso. As opiniões controversas da mineira repercutiram negativamente.
O assunto "BBB protege racista" virou um dos mais comentados no Twitter na noite de quarta (30). A Globo não tem exibido as falas de Paula no programa editado. A única exceção foi parte de uma conversa que ela teve com Gabriela Hebling, Hana Khalil, Rodrigo França e Isabella Cecchi.
Durante o papo, a advogada sugeriu que piadas contra "loira burra" podem ser equiparadas a racismo: "Vamos supor. Alguém faz um ato de racismo contra um negro. Fala assim: 'Você é um neguinho não sei o quê'. Mas e se chega numa loira e fala: 'Essa é uma loira burra e tal'. Começa a denegrir a pessoa por ser loira".
"Mas não é racismo", contestou Gabriela. "Não é racismo. Lógico que não é racismo", concordou a loira. Tudo isso foi exibido na Globo. Assista:
vocês chamando hariany de racista, preconceituosa e ela falando sobre a suposição da paula que não é a mesma coisa. :) pic.twitter.com/o2NDCKfhAM
— haimi (@dawkinsarah) 30 de janeiro de 2019
Cotas raciais
O que a emissora não mostrou foram outros pontos polêmicos dessa conversa. "Vocês concordam com cota pra negro em universidade?", questionou Paula. A pergunta foi respondida por um "vixe" de Gabriela e um "ih" de Rodrigo. "Eu não concordo, pra mim isso é uma forma de racismo do Estado", complementou a loira.
"Pode ser pauta pra outro momento? Porque é muito longo...", rebateu o cientista social. "Mas concorda sim ou não? Talvez ou depende?", provocou a advogada.
"Antes de eu falar se eu concordo ou discordo, acho melhor a gente refletir e cada um continua com a sua posição, ou não. Para falar sobre é mais complexo e a gente senta um dia e toma um drink", ponderou Rodrigo.
"Você não tem cota racial na universidade sem que você venha de escola pública", observou Isabella. "Existe a cota para baixa renda e racial. Não tem necessidade de ter racial", rebateu Paula. Veja abaixo:
paula falando com tranquilidade que cota racial é uma forma de racismo pois muito que bem alguém precisa tirar essa mulher do programa AGORA MESMO ou eu mesma vou no projac agora e tiro puxando pelos cabelo porque com gente assim não tem como ter paciência pic.twitter.com/WPF1bqL0Hl
— a (@amxndinha) 30 de janeiro de 2019
Na sequência, Rodrigo pegou um livro para ler um texto cujo título era "Falar em racismo reverso é como acreditar em unicórnios". Assista:
Rodrigo teve que pegar um livro, pra ver se a Paula entende que não existe racismo reverso. BBB PROTEGE RACISTA. #BBB19pic.twitter.com/K5eXvMtGuo
— Lukin Comments SDV🍦🌊🥑🌈🏳💃✊☀ (@Lukin_Comenta) 31 de janeiro de 2019
Humor negro
Ainda nesse papo, que aconteceu na área externa da casa do BBB19 na tarde de quarta (30), Paula definiu o que acredita ser humor negro: "É você pegar uma pessoa negra e começar a fazer piadinha contra ela. Isso é humor negro".
"Isso é humor negro? Eu achei que era outra coisa", ironizou Gabriela. "Aí a gente leva por consideração humor negro porque eu tô fazendo piada com uma coisa que eu não deveria. Quando a gente joga no Google humor negro tem um monte de piada racista", argumentou a mineira. O vídeo abaixo mostra essa sequência:
Quem merece a paciência do público é Rodrigo, Rízia, Danrley e Gabriela e não a Paula. BBB PROTEGE RACISTA #BBB19pic.twitter.com/c2RAGlyqrJ
— Lukin Comments SDV🍦🌊🥑🌈🏳💃✊☀ (@Lukin_Comenta) 31 de janeiro de 2019
Outras polêmicas
Essas não foram as primeiras opiniões de Paula que repercutiram mal fora da casa. Em 20 de janeiro, ela disse que também tinha "cabelo ruim" ao ouvir de Gabriela que o cabelo de Elana Valenária era cacheado. "Ruim é preconceito", rebateu a paulista.
Essa Gabi merece o mundo ❤️ Paula: cabelo ruim Gabi: ruim é o preconceito, temos que mudar isso 👏🏽 pic.twitter.com/VjOO8ehBTa
— videos interessantes bbb19 ☀️🏳️🌈🍦✊🏿💃🏿 (@videosbbb19) 20 de janeiro de 2019
Ao relatar que uma amiga foi esfaqueada pelo ex-namorado ciumento, a advogada também comentou com Hariany e Diego Wantowsky que pensou que o criminoso era um "faveladão", mas se surpreendeu ao descobrir que era um "cara branquinho, que morou na Austrália ou no Canadá". Veja:
Em show de preconceito velado, Paula fala sobre uma mulher que foi esfaqueada pelo marido, dizendo que se surpreendeu por ele não ser favelado mas "branquinho". #BBB19#RedeBBBpic.twitter.com/7gCWq577Zh
— BCHARTS (@bchartsbc) 25 de janeiro de 2019
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.