Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEMIFINALISTA

Da favela para o BBB20: História de Babu antes do reality é contada em podcast

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Chorando, Babu Santana olha para o céu em sinal de agradecimento dentro do BBB20

Babu Santana emocionado dentro do BBB20: a trajetória do ator fora da casa é contada em podcast

REDAÇÃO

Publicado em 23/4/2020 - 14h10

Participante mais velho do BBB20, com 40 anos de idade, Babu Santana viveu diferentes experiências antes de entrar na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão. Nascido no Rio de Janeiro e criado no Morro do Vidigal, o "Paizão" se tornou ator graças ao projeto Nós do Morro. A história de vida de Alexandre da Silva Santana será contada em um podcast, que ficará disponível nas plataformas digitais às 17h desta quinta (23).

O interesse de Babu pelas artes começou ainda na infância, quando acompanhava o pai no trabalho como segurança no Teatro Fênix, onde a Globo transmitia atrações de auditório entre as décadas de 1970 e 1990.

Alexandre da Silva Santana ganhou o apelido de Babu em um jogo de futebol na escola. Fizeram uma música o chamando de "babuíno", e ele voou em cima dos colegas, distribuindo socos e pontapés. Coincidentemente, o apelido de seu pai era Babu, mas não de babuíno, por outro motivo, e ele adotou o nome artisticamente.

Antes de entrar para o mundo das artes, o agora BBB foi atendente em barraca de praia, faxineiro, pedreiro, eletricista e aderecista de escola de samba. Nas horas vagas, ele participava do projeto Nós do Morro, iniciativa de inclusão cultural que projetou vários artistas de diversas favelas cariocas aos palcos brasileiros.

Aos poucos, a dramaturgia foi ganhando espaço em sua vida. Estreou como ator em Cidade de Deus (2002). Em 2007, ao interpretar o personagem Buijú em Estômago, arrematou seus primeiros prêmios importantes, dentre os quais o troféu Grande Otelo no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, como ator coadjuvante.

Em 2014, ele protagonizou a cinebiografia de Tim Maia e foi novamente premiado, desta vez na categoria de ator principal. Na Globo, Babu teve papéis em novelas como Novo Mundo (2017), em reprise na faixa das seis atualmente, e I Love Paraisópolis (2015)

Com mais de 30 filmes, séries e novelas no currículo, ele continua morando no Morro do Vidigal. O artista é pai de três filhos e tem voz ativa na defesa dos movimentos negros e nas iniciativas de inclusão social por meio da arte.

A trajetória do ator será contada no Wikipod, podcast biográfico que é apresentado por Felipe Solari e produzido pela Pod360. O episódio ficará disponível a partir das 17h em todos os streamings de áudio, como Spotify e Deezer. Babu é o primeiro BBB que será tema do programa, que já falou sobre a trajetória de figuras como as cantoras Rita Lee e Pabllo Vittar, e a tenista Maria Esther Bueno (1939-2018).

No BBB20, Babu está entre os semifinalistas e disputará uma vaga na final em uma prova contra Manu Gavassi, Rafa Kalimann e Thelma Assis na noite desta quinta-feira (23). O participante que ganhar assegura uma vaga no pódio; os três perdedores encaram o último paredão dessa edição --caso o ator vá para berlinda, será a décima vez que ele encara uma votação popular.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos sobre o Big Brother Brasil e também revelações exclusivas de novelas!

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.