Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'CRUEL E DESUMANO'

Comentário de Nego Di sobre AVC de Arlindo Cruz é repudiado por associações

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Nego Di no Big Brother Brasil 21: com camiseta florida, participante olha de maneira séria para alguém fora do quadro

Nego Di está confinado no Big Brother Brasil 21; comediante fez piada com o sambista Arlindo Cruz

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 13/2/2021 - 15h59

O comentário de Nego Di sobre o estado de saúde de Arlindo Cruz após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) foi repudiado por diversas associações especializadas no apoio a pacientes acometidos pela doença. Antes de participar do Big Brother Brasil 21, o comediante tirou sarro da condição do sambista em um programa de rádio, e o vídeo viralizou na última quinta (11). 

"O Arlindo Cruz tá até hoje… Os caras postam foto dele e falam: ‘Recuperação a mil’. E ele está assim", disse o comediante. Em seguida, o participante do BBB21 fez uma careta que demonstra um rosto paralisado. O sambista sofreu um AVC em 2017 e, desde então, ele se recupera das sequelas da doença. 

Assinada por cinco associações que dão apoio a pacientes que tiveram AVC, a nota afirma que os órgãos não admitem comentários preconceituosos contra uma pessoa sequelada pela doença e pontou que piadas sobre o tema são "cruéis e desumanas". 

Essa não é a primeira vez que o comentário do comediante foi apontado de maneira negativa. No mesmo dia em que o vídeo viralizou, Arlindinho Cruz se posiconou sobre o tema em uma postagem no Instagram. 

O filho do sambista disse que a família pretende acionar a Justiça contra o posicionamento do brother sobre o AVC do seu pai: "Assim que você sair da casa, tomaremos as atitudes cabíveis, mexeu com a pessoa errada e com a família da pessoa errada! Que nojo!", escreveu o herdeiro do artista em sua página em uma rede social. 

Confira a nota de repúdio na íntegra:

Nesta semana, dia 11 de fevereiro de 2021, veio a público um comentário infeliz do comediante Nego Di, atualmente participante do programa Big Brother Brasil (BBB21). No vídeo, o comediante debocha abertamente da reabilitação do cantor e artista Arlindo Cruz, que foi acometido por um AVC em 2017 e hoje vive com sequelas gravíssimas.

O AVC é a segunda causa de morte no Brasil, mas a primeira causa de incapacidade no mundo, comprometendo diretamente funções físicas, cognitivas e emocionais. É preciso entender que, cada pequena conquista é uma vitória para os sobreviventes de AVC, sendo motivo para profunda comemoração pelo acometido e por seus familiares.

Portanto, está mais do que na hora de entender que as deficiências causadas pelo AVC atingem a autoestima, causam depressão e afastam pessoas do convívio, sendo considerado uma sentença de morte para muitos. É preciso respeitar não somente o paciente, mas todos os envolvidos neste contexto.

Muito importante saber que o crescimento de casos de AVC em jovens vem assombrando muitos cientistas do mundo todo. Algo que era considerado uma doença comum entre pacientes idosos, hoje não é mais. A estatística nos mostra todos os dias que um a cada quatro pessoas terá um AVC em algum momento da vida.

Nós, como Associação de Pacientes do Brasil, trabalhamos todos os dias para conter esta enfermidade causada principalmente pelo sedentarismo, estresse, má alimentação, tabagismo, entre outros. Lutamos diariamente para que haja inserção destas pessoas na sociedade, portanto repudiamos de forma veemente a atitude do comediante Nego Di.

Não vamos admitir mais preconceitos contra a pessoa sequelada de AVC. É cruel e desumano que continuem fazendo piadas sobre uma condição imposta por uma doença. Precisamos levantar esta bandeira do AVC mais alto!
 E sim, AVC tem tratamento!
 AVC merece respeito!

Confira o vídeo do momento da piada de Nego Di: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.