Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM BAIXA

BBB 23 dá maior prêmio, mas tem pior audiência da história do reality show

Reprodução/Globoplay

Amanda Meirelles está desanimada na cozinha do BBB 23

Amanda Meirelles é favorita ao prêmio de mais de R$ 2,5 milhões do BBB 23; audiência desabou

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 21/4/2023 - 7h00

O BBB 23 entra em seus últimos cinco dias com dois recordes bem distintos: o prêmio entregue à campeã será o maior da história (já ultrapassou R$ 2,8 milhões); a audiência, porém, é a menor já registrada pelo reality show da Globo. O engajamento dos fãs de Amanda Meirelles e de suas desérticas nas redes sociais não se reflete no público que assiste ao programa de fato.

Segundo levantamento exclusivo do Notícias da TV, a atual temporada do Big Brother Brasil acumulou, até a última quarta-feira (19), média de 18,9 pontos na Grande São Paulo. Se o programa mantiver esse índice --e, pelo andar da carruagem, não há motivos para acreditar em uma guinada na reta final--, será a primeira vez que o reality fechará abaixo dos 20 pontos.

É natural que uma atração perca público ao longo de sua existência, especialmente quando está no ar há mais de duas décadas, mas o BBB tinha conseguido reverter essa queda e vivido um momento de revival nos últimos três anos, impulsionado principalmente pelo fato de o público estar preso em casa durante a pandemia.

O BBB 21, por exemplo, fechou sua exibição com média de 28,2 pontos. Ou seja: um terço do público que acompanhou a trajetória do fenômeno Juliette Freire não assiste mais ao reality show na Grande São Paulo. No ano passado, a controversa vitória de Arthur Aguiar também mobilizou mais o público: a média da temporada foi de 22,8 pontos.

Até o momento, a maior audiência do BBB 23 foi na estreia, quando marcou 22,7 pontos. Logo de cara, o reality já dava motivos para a Globo se preocupar: aquele foi o segundo pior episódio inicial da história, à frente apenas da première do esquecível BBB 19 --que tinha anotado 22,5. 

Na última quarta (19), um novo baque: o programa que repercutiu a eliminação de Domitila Barros --e praticamente sedimentou Amanda como a campeã da edição-- registrou apenas 10,8 pontos, a segunda pior audiência do reality em toda a sua história; o recorde negativo pertence ao BBB 14, que marcou 10 pontos em 16 de fevereiro de 2014.

O Big Brother Brasil está longe de dar prejuízo para a Globo, já que faturou mais de R$ 1 bilhão antes mesmo de entrar no ar, mas a queda de audiência deve, no mínimo, disparar um sinal de alerta nos corredores.

Afinal, o valor negociado com anunciantes depende diretamente do público que terá acesso à exposição da marca. Por que uma empresa aceitaria pagar mais caro para ser vista por menos gente? E ainda correr o risco de aparecer em vídeos que expõem situações de importunação sexual?

Confira a média de audiência das últimas cinco edições do BBB

  • BBB 23 - 18,9 pontos (até 19/4);
  • BBB 22 - 22,8;
  • BBB 21 - 28,2;
  • BBB 20 - 25,1;
  • BBB 19 - 20,3.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.