PRÁTICA VIRALIZOU
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Adriana Sant'Anna em registro no Instagram; ex-BBB chocou seguidores ao mostrar procedimento
Adriana Sant'Anna viralizou na última semana após revelar ter feito uma limpeza no intestino grosso. O objetivo dela era eliminar fezes antigas e, com isso, diminuir o inchaço da região abdominal. Porém, de acordo com o cirurgião do aparelho digestivo Rodrigo Barbosa, existem riscos na prática compartilhada pela ex-BBB. "O principal deles é a perfuração intestinal por excesso de líquido", exemplifica.
Ao Notícias da TV, o especialista afirma que não existe razão para incentivar a realização da técnica, que é chamada de hidrocolonterapia. Ela consiste na limpeza do intestino grosso com aplicação de água ou soro pelo ânus, por meio de um cano de plástico.
"Esse procedimento tem riscos. O principal deles é a perfuração intestinal por excesso de líquido, principalmente se o paciente for portador de alguma doença diverticular, por exemplo", explica o médico, referindo-se à formação de bolsas protuberantes que podem aparecer no intestino. "Existe também o risco claro de translocação bacteriana, então não é uma terapia indicada."
No post compartilhado por Adriana, ela afirmou que havia procurado o método para "tirar cocô velho do intestino". Outro erro, segundo o especialista:
Essa questão de 'cocô velho' não existe. Existe uma teoria muito antiga de que o cocô de pacientes constipados seria tóxico por retenção e absorção de toxinas produzidas por bactérias locais. Mas essa teoria já caiu por terra e não existe mais. A gente não tem mais esse conceito na Medicina há mais de 30 anos.
"Esse procedimento pode até ser realizado por qualquer pessoa, mas desde que esteja ciente dos riscos e de que não tem benefício nenhum", completa o cirurgião do aparelho digestivo.
Nos comentários da publicação de Adriana, profissionais de saúde criticaram a ex-BBB por incentivar a adesão à limpeza intestinal e, além de tudo, ainda publicar as cenas do procedimento explicitamente.
"Até onde as pessoas vão por curtida e engajamento! Procedimento com riscos, sem qualquer comprovação científica! Lamentável", reclamou a médica Gabrielly Lugão.
"Meu Deus do céu! Que irresponsabilidade da pessoa que posta e da pessoa que faz o procedimento! Chance de perfuração intestinal e necessidade de cirurgia para correção. Um absurdo! Constipação intestinal é doença. Como coloproctologista me sinto na obrigação de me posicionar contra uma coisa estapafúrdia dessas", comentou Maria Júlia Segantini.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.