Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FLAY USOU

Médico alerta sobre efeitos colaterais do 'chip da beleza' usado pelas famosas

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Foto de Flayslane Raiane

Flayslane Raiane é ex-BBB e campeã do The Masked Singer Brasil 3; cantora usou "chip da beleza"

GABRIELA RODRIGUES

gaby@noticiasdatv.com

Publicado em 24/4/2023 - 6h25

Recentemente, a ex-BBB Flayslane Raiane revelou ter sofrido com efeitos colaterais pelo uso do "chip da beleza", que nada mais é do que um implante hormonal. O ginecologista e obstetra Igor Padovesi alerta que o termo tem sido utilizado de maneira inadequada, para estimular mulheres que desejam encontrar soluções para problemas estéticos.

Em entrevista ao Notícias da TV, o especialista explica que o "chip se trata de um hormônio sintético de gestrinona. Ele é administrado sob a forma implantável, constituindo um tratamento alternativo para determinadas condições ginecológicas".

O apelo desse implante se deve ao fato de que a gestrinona aumenta a ação da testosterona natural da mulher, provocando um efeito anabólico que leva ao ganho de massa magra e perda de gordura. Esse aumento da testosterona também causa maior disposição, desempenho físico e melhora da libido.

"Por outro lado, os efeitos negativos do aumento da testosterona na mulher são piora da oleosidade da pele, acne, queda de cabelo, piora do colesterol e, menos frequentemente, aumento do clitóris e mudança da voz", destaca o ginecologista.

A gestrinona é cercada de polêmicas porque é usada há várias décadas no Brasil, mas sem a devida aprovação nem estudos como os medicamentos tradicionais, produzidos pela grande indústria farmacêutica. Tudo o que é manipulado, como os implantes, não é recomendado pelas sociedades médicas tradicionais.

A endocrinologista Paula Pires complementa a fala do colega e explica que o implante tem a função de ser usado em benefício da saúde feminina: "A principal ação da gestrinona é causar bloqueio do ciclo hormonal, como um anticoncepcional, podendo ser usado para tratamento de endometriose, TPM [tensão pré-menstrual], sangramentos uterinos intenso e irregulares". 

Proibido para fins estéticos

Por ter sido adotado como uma pílula milagrosa para "problemas" de beleza, o chip deixou de ser permitido para fins estéticos. Em 11 de abril, o CFM (Conselho Federal de Medicina) publicou uma nota na qual proíbe "a prescrição médica de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes com finalidade estética para ganho de massa muscular ou melhora do desempenho esportivo".

Padovesi reforça que mulheres interessadas em usar o implante hormonal devem procurar ajuda profissional para entender se realmente estão aptas a usá-lo:

Sem dúvida, não é para qualquer mulher. A indicação principal é para quem sofre com problemas menstruais, como cólicas fortes, TPM intensa, fluxo excessivo ou tem diagnóstico de doenças ginecológicas, como endometriose, adenomiose e miomas, e não se adaptou a opções de tratamento convencionais, como pílulas anticoncepcionais e suas variações, ou o DIU hormonal.

"As mulheres com melhor indicação para o implante de gestrinona são aquelas que têm um peso adequado ou sobrepeso leve e têm bons hábitos de saúde", continua o especialista.

Febre entre as famosas

A procura pelo "chip da beleza" passou a aumentar também por conta da propaganda feita por famosas nas redes sociais. Deolane Bezerra, a ex-BBB Flayslane e a ex-Power Couple Anna Clara Maia foram algumas das personalidades que colocaram o implante.

Flay falou abertamente sobre os danos causados pelo uso do hormônio. "É extremamente prejudicial para sua saúde, não tem nada de beleza, é chip da feiura. Falaram que poderia dar um pouquinho de espinha. Mas não foi só isso, meu cabelo caiu bastante, fiquei irritada e tive efeito rebote em relação ao peso, porque inchei", contou a vencedora do The Masked Singer Brasil 3 durante o Encontro com Patrícia Poeta.

Por meio das redes sociais, Clara também alertou seus seguidores sobre o uso do chip. "Fiquei sete anos com métodos contraceptivos. Em 2020, quando tirei o segundo chip, decidi retirar para o meu corpo respirar. Eu não tinha ideia do que me aguardava. Eu estava magra, com percentual de gordura baixo."

Eu não sabia se não estava menstruando por conta dos hormônios ou por estar muito magra. No mesmo ano, retirei o chip. Para vocês terem ideia, não existia endométrio em mim. Tomem cuidado com o imediatismo. Hoje tenho outra cabeça, outras prioridades, outro referencial com o meu próprio corpo.

"Fica o meu alerta para vocês. O chip da beleza tem os efeitos da testosterona e colocam outro chip. O meu alerta aqui é para tomar decisões conscientes. Minha mãe me alertava muito sobre isso. Eu estou contando para vocês para alertar, para pensarem no futuro. Tomem cuidado", completou a blogueira.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.