Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ROSTO INCHADO

Farmacodermia: Entenda alergia que causou internação de Virginia Fonseca

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Foto do rosto de Virginia Fonseca

Virginia Fonseca em entrevista ao podcast Forbes Under 30; influenciadora é sucesso nas redes

GABRIELA RODRIGUES

gaby@noticiasdatv.com

Publicado em 13/9/2024 - 16h36

A influenciadora Virginia Fonseca foi internada na madrugada de quinta (12) por conta de uma crise alérgica chamada farmacodermia. O quadro teve início horas depois de ela ter recebido alta após dar à luz José Leonardo, seu terceiro filho. A reação sofrida pela mulher de Zé Felipe é muito comum em mulheres que acabaram de passar por um parto e tem relação com os medicamentos administrados durante o procedimento. 

O Notícias da TV falou com duas dermatologistas para entender o que pode causar esse tipo de diagnóstico. A médica Mariana Vilhena Ferreira explica que esse tipo de alergia não está ligado apenas a pacientes gestantes. 

"A farmacodermia é uma reação cutânea causada por medicamentos, ou seja, é uma manifestação na pele desencadeada pelo uso de algum fármaco. Essa reação pode variar em gravidade e apresentar diferentes formas, como manchas vermelhas, urticária, bolhas ou descamação", ensina.

"Em mulheres que acabaram de dar à luz, isso pode ocorrer devido ao uso de medicamentos no pós-parto, especialmente antibióticos, anti-inflamatórios ou analgésicos. No entanto, não é algo específico do período pós-parto, embora o uso de medicamentos nesse momento seja mais comum", diz. 

De acordo com a especialista, a farmacodermia acontece devido a uma hipersensibilidade do organismo ao medicamento e pode ocorrer até mesmo em pessoas que nunca tenham tido problemas com o uso de determinado remédio.

"O sistema imunológico interpreta a substância como algo prejudicial e desencadeia uma resposta inflamatória, que se manifesta na pele. Essa reação pode surgir até mesmo em pessoas que já usaram o medicamento anteriormente sem problemas, mas em algum momento o corpo desenvolve essa sensibilidade", alerta. 

A dermatologista Viviane Scarpa complementa a fala da colega e exemplifica quais são os tipos de tratamento para pacientes diagnosticados com o mesmo quadro que Virginia. 

"Em primeiro lugar, precisa suspender a medicação que se suspeita que pode estar causando a alergia; pode ser feito o uso de corticoides orais e/tópicos e antialérgicos orais. Vale lembrar que cada caso deve ter tratamento individualizado", lista a especialista.

"Caso não seja feito o tratamento, o quadro pode, sim, piorar. Por isso, a avaliação médica é sempre importante", finaliza Viviane. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.