SEXÓLOGA EXPLICA
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Lucas Souza em foto publicada no Instagram; ex de Jojo Todynho se considera bi e pansexual
Lucas Souza fez um desabafo sobre as cobranças em relação à sua sexualidade. Após ser questionado sobre se é um homem gay, o ex de Jojo Todynho disse se considerar bissexual "ou até pansexual". Apesar de o primeiro termo já ser de maior conhecimento das pessoas, o segundo ainda causa certa confusão. A sexóloga Débora Pádua, que também é fisioterapeuta pélvica, explica a definição usada pelo ex-A Fazenda.
Ao Notícias da TV, a especialista diz que tanto a pansexualidade quanto a bissexualidade "são identidades sexuais que, no geral, descrevem a capacidade de se sentir atraído por mais de um gênero".
"Porém, existe uma diferença: o termo pansexual vem do grego 'pan', que significa 'todos', indicando que a pessoa que se identifica dessa maneira pode se sentir atraída por qualquer gênero [masculino ou feminino] e identidade de gênero [cis ou trans], enfatizando que o gênero é irrelevante na sua atração por outros. Já a bissexualidade, apesar de também significar atração por mais de um gênero, reconhece a importância do gênero e não significa atração por todos eles", explica.
A sexóloga reforça a importância de esse tipo de tema ser discutido e exposto por pessoas influentes na mídia, com o objetivo de quebrar tabus que ainda existem em relação às escolhas de sexualidade de cada indivíduo.
Apesar de nos últimos anos a sociedade e a mídia terem abordado mais o tema da identidade sexual, ainda existe muito preconceito e desinformação sobre o assunto. Vale destacar o importante trabalho realizado pelo movimento social LGBTQIA+, presente no mundo todo com o objetivo de assegurar direitos básicos e combater o preconceito na sociedade.
"Quando figuras públicas ou influencers tocam no assunto, eles trazem atenção ao tema, demonstrando que esse deve ser um assunto em constante discussão e esclarecimento para a sociedade, e não apenas em épocas de passeata ou, pior, quando vemos notícias de preconceito ou violência contra esse movimento social", acrescenta a especialista.
Em seu desabafo, Souza disse ter demorado para falar sobre sua sexualidade por questões internas que o impediam de se aceitar como realmente é. "Para mim, isso foi um problema por muito tempo. A questão é que esse assunto se tornou um problema por estar muito mal-resolvido dentro de mim, e meu processo de autoaceitação e descoberta foi acontecendo junto com toda a exposição da minha vida", escreveu ele.
A sexóloga comenta a fala do ex-A Fazenda e diz que o pensamento de vergonha e o medo do julgamento são muito comuns entre pessoas que ainda não conseguiram se aceitar como são e não têm apoio para fazer isso.
Explorar a sua sexualidade é um processo contínuo e pessoal, e a educação é base para começarmos a entender mais sobre um tema tão complexo. Reflexão pessoal e diálogo com amigos, familiares ou com pessoas que se sentem confortáveis discutindo questões de sexualidade pode oferecer conforto e apoio.
"Envolver-se em comunidades LGBTQIA+ podem ajudar por meio da interação com outras pessoas que têm experiências semelhantes ou diferentes. O mais importante nessa jornada de autoconhecimento é o respeito por si mesmo e pelos outros, reconhecendo que entender a própria sexualidade é um processo único e pessoal", completa a especialista.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.