Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MÉDICA EXPLICA

Demissexual não gosta de sexo? Entenda termo usado por Gio Ewbank e Iza

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem de fotos de Gio Ewnbank e Iza

Fotos de Giovanna Ewbank e Iza; a apresentadora e a cantora se consideram demissexuais

GABRIELA RODRIGUES

gaby@noticiasdatv.com

Publicado em 23/10/2022 - 8h11

Recentemente, Giovanna Ewbank e Iza se declararam demissexuais. O termo, no entanto, não tem relação alguma com a repulsa por sexo e apenas faz referencia às pessoas que não conseguem se relacionar sexualmente sem ter uma "conexão prévia" ou um interesse além do contato físico.

"Precisa se apegar de alguma forma, ter admiração ou se sentir atraído por algo a mais [além da questão sexual]", explica a sexóloga e fisioterapeuta pélvica Débora Pádua em entrevista ao Notícias da TV.

A especialista diz que muitas pessoas confundem a demissexualidade com um comportamento romântico, pois simplesmente não entendem muito bem o significado da palavra.

Hoje em dia, as pessoas têm uma rotatividade no sexo muito maior do que se tinha antigamente. Tem algumas pessoas que não se encaixam nisso e não gostam de transar com qualquer pessoa. Tem quem diga que é uma visão mais romântica, mas não é necessariamente isso. É só porque aquela pessoa não se vê transando com várias pessoas.

A médica também reforça a importância de Giovanna e Iza terem chamado a atenção para o tema, já que, como figuras públicas, têm mais destaque na mídia e conseguem fazer com que outros se identifiquem com a orientação.

"Essas pessoas que se consideram demissexuais se sentem deslocadas. Por isso, quando elas encontram pessoas parecidas, elas se sentem pertencentes a algum grupo. Não é uma moda, mas sim uma busca por se sentir pertencente", avalia.

A especialista ainda destaca que é errado dizer que indivíduos com essa orientação sexual não gostam de ter relações íntimas. "Não quer dizer que eles não gostem de sexo, quer dizer que eles não têm tanta sexualidade para se conectarem apenas sexualmente com outras pessoas", completa.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.