Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

APÓS RAISSA BARBOSA

Violência psicológica é agressão em A Fazenda 13? Entenda a regra do reality

REPRODUÇÃO/RECORD

Imagem de Raissa Barbosa em A Fazenda 12

Raissa Barbosa em A Fazenda 12; vice-Miss Bumbum sofreu violência psicológica no confinamento

PAOLA ZANON e ERICK MATHEUS NERY

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 14/9/2021 - 6h20

Após as provocações que Raissa Barbosa sofreu em A Fazenda 12 de peões que tentavam fazer ela se descontrolar, a questão da saúde mental passou a ser uma pauta entre o público do reality show. Violência psicológica, no entanto, não é considerada passível de expulsão ou sequer de punição, de acordo com as regras.

A modelo foi diagnosticada com Borderline um ano antes de ser confinada em Itapecerica da Serra. A condição faz com que ela tenha crises nervosas diante da ativação de algum gatilho, como chamá-la de "louca". Sabendo disso, Luiza Ambiel, Victória Villarim e MC Mirella usaram a informação para tentar fazer com que Rayssa agredisse alguém e fosse expulsa da edição.

O episódio chocou o público e levou o trio ao efeito contrário: todas foram eliminadas nas roças seguintes. Alguns telespectadores chegaram até a pedir a expulsão delas ao alegar que aquilo seria uma violência psicológica. Porém, ao ser questionado sobre uma possível nova regra para A Fazenda 13, o diretor Rodrigo Carelli manteve a cartilha.

"Tudo que não coloque em risco a integridade física do participante, pode fazer", afirmou. "A gente sugere que as pessoas evitem isso [violência psicológica]. Dependendo de como acontecer, se estiver junto com algo que possa ferir a integridade física, isso pode gerar expulsão, também", ponderou.

Adriane Galisteu também falou sobre o assunto e defendeu que a violência psicológica acaba fazendo parte do jogo. "Eles [participantes] já sabem que esse é um bom gancho para conseguir se sobressair. É pisando em cima do outro psicologicamente. É um pepino, mas o reality traz isso", declarou a apresentadora.

Avaliação psicológica

Assim como Raissa, todos os participantes de A Fazenda passam por uma avaliação psicológica antes de assinar o contrato. Segundo Carelli, aqueles que tiverem problemas identificados serão acompanhados por uma equipe médica.

"Nossos médicos conversam com os deles [médicos dos participantes]. Todos os que têm uma questão psicológica ou psiquiátrica, a gente está consciente disso. A nossa equipe está consciente e vai dar todo o apoio ao longo da temporada", assegurou o diretor. 

Ainda de acordo com Rodrigo Carelli, caso algum médico identifique que uma violência psicológica excedeu os limites, é possível que haja uma avaliação para discutir a expulsão. "Mas não é uma regra do reality", ressaltou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.