Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DISTORCE TUDO

Mitomaníaco? Gui Araujo levanta suspeita de doença com mentiras em A Fazenda 13

REPRODUÇÃO/RECORD

Imagem de Gui Araujo de agasalho e capuz preto na casa da árvore de A Fazenda 13

Gui Araujo em A Fazenda 13; ex-MTV foi pego na mentira diversas vezes dentro do confinamento

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 26/10/2021 - 9h41

Após inventar histórias de dentro e fora do confinamento em A Fazenda 13, Gui Araujo conseguiu levantar a mesma suspeita de Karol Conká no BBB21: Sofrer de mitomania. A hipótese sobre a doença ganhou força após uma publicação de Anitta, que foi atribuída por internautas como indireta para o ex-MTV.

O público tem acompanhado as versões distorcidas narradas por Guilherme sobre determinado fato que foi ao ar, como os discursos de Adriane Galisteu, por exemplo. A apresentadora deu alguns recados quando ele esteve na roça, mas a mensagem repassada por ele aos peões foi totalmente diferente.

Outras mentiras, relacionadas à sua vida pessoal, também vieram à tona após o influenciador digital expor seu relacionamento com Jade Picon e afirmar que ela teria, inclusive, traído João Guilherme com ele. O fato foi desmentido por Jade e Leo Picon, que afirmaram tê-lo visto mentir outras vezes antes.

O que é mitomania?

A mitomania é uma doença mental que consiste em uma tendência para contar mentiras. Apesar de serem muitas as invenções de Gui Araujo dentro do reality rural, não é possível diagnosticar o ex-namorado de Anitta apenas com base em seu comportamento no programa.

"Mitomania significa uma tendência mórbida para a mentira. Para o mitômano, funciona como um mecanismo de defesa e, por mais que ele tenha ciência de que o que diz não é verdade, não consegue controlá-las e sofre, pois sabe que as relações sociais construídas através das declarações falsas podem ser rompidas", explicou a médica psiquiatra Karen Peixoto ao Notícias da TV.

Segundo a doutora, as mentiras não têm necessariamente uma intenção por trás, mas tendem a favorecer quem as conta. "A mentira geralmente é no sentido de querer conquistar o afeto das pessoas, querer ser o centro das atenções", descreveu a psiquiatra.

"Os mitômanos sempre sabem de alguma forma que o que dizem não é totalmente verdadeiro. Eles tentam suprir o que falta em suas vidas por meio da fantasia. É uma característica inata da personalidade dele. Não é [uma reação] provocada por situações ou pressão social", esclareceu a profissional. 

A doutora afirmou ainda que a mitomania não é considerada um transtorno mental ou de personalidade, como o borderline de Raissa Barbosa, por exemplo. Trata-se de um problema mental, mas as vítimas podem sofrer também de doenças decorrentes, como ansiedade e depressão.

Felizmente para Guilherme, caso o diagnóstico seja confirmado, o tratamento não é feito com remédios --o influenciador demonstrou um certo preconceito acerca de medicamentos para a saúde mental. "A terapia é o padrão ouro para o tratamento", declarou Karen. "Medicações psiquiátricas não ajudam no problema em si, mas podem tratar comorbidades associadas", esclareceu ela. 


Últimas de A Fazenda 13

Leia também

Enquete

Você gostou do primeiro mês de Um Lugar ao Sol?

Web Stories

+
Traída, enganada e desprezada: 7 vezes em que Bárbara quebrou a cara em Um Lugar ao SolMansão nova, presença VIP e publis: Saiba tudo sobre a carreira de Deolane BezerraÚltima temporada de La Casa de Papel: Após o fim, série já tem spin-off confirmadoFicção virou realidade: Casa de Esqueceram de Mim é aberta ao público; veja fotosDivórcio, tragédia e treta: 5 notícias que peões de A Fazenda 13 não sabem

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas