Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PÚBLICO NÃO GOSTOU

A Fazenda: Bia é acusada de capacitismo por xingar Tati de 'lesada'; entenda

REPRODUÇÃO/RECORD

Foto de Bia Miranda em A Fazenda

Bia Miranda durante a formação da roça em A Fazenda; críticas a Tati Zaqui não agradaram a web

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 28/9/2022 - 20h38

Bia Miranda deixou bem claro que não vai com a cara de Tati Zaqui em A Fazenda 14. Em conversa com Thiago Ramos, a neta de Gretchen não poupou "elogios" para a funkeira com quem protagonizou uma discussão durante a formação da roça. “Que menina lesada”, disparou.

A jovem foi questionada sobre dar uma chance para a cantora dentro do jogo. "Ah, porque a Bia falou que não gosta e não fala com gente que não gosta. Não é falta de oportunidade, porque eu já conversei com ela duas vezes", respondeu a filha de Jenny Miranda.

"E eu não gostei dela as duas vezes. Eu vou ficar lá [socializando] por quê? Que menina lesada", acrescentou.

A expressão não pegou bem junto aos fãs do reality show da Record, que acusaram a influenciadora de capacitismo. O termo "lesado" como uma ofensa reforça estereótipos negativos em relação a pessoas com deficiência intelectual.

"O capacitismo da sem educação", reclamou Will Fidelis. "O capacitismo dessa menina", acrescentou um perfil identificado apenas como Pietro.

Durante a conversa, Ramos admitiu que também parou de falar com desafetos dentro da sede como Thomaz Rocha. "Ele estava na sala e eu acabei não falando com a Tati também. Quando passei pela segunda vez, ela disse: "'bom dia, delícia'", emendou.

"Eu fiquei: o que é isso? Eu não entendi", acrescentou o ex-padrasto de Neymar, ao desaprovar o comportamento da artista.

O que é capacitismo?

O capacitismo é o preconceito com as pessoas com deficiência, que vão muito além de agressões diretas ou de falta de acessibilidade. A violência também é perpetuada indiretamente, por utilizar termos ligados a pessoas com deficiência como ofensas –a exemplo de lesado e afins como retardado e mongolóide.

Esses xingamentos reforçam estigmas e perpetuam a discriminação, delegando a essas pessoas um tratamento de pena e de subalternidade.


Saiba tudo que está rolando em A Fazenda com o podcast O Brasil Tá Vendo

Listen to "#92 - A Fazenda 14 começou intensa até demais?" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.