Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REGRAS DO REALITY

Como funciona a roça em A Fazenda 12 e o que a baia representa no jogo?

REPRODUÇÃO/RECORD

Montagem de fotos com Mariano (à esq.), Fernandinho Beat Box e Luiza Ambiel

Mariano (à esq.), Fernandinho Beat Box e Luiza Ambiel estão na baia: um deles estará na primeira roça

PAOLA ZANON e VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 15/9/2020 - 14h21

Fenômeno de audiência na primeira semana, A Fazenda 12 forma a sua primeira roça nesta terça-feira (12). Nos últimos dias, os peões estão comentando sobre possíveis alvos nas votações, a influência da baia no jogo e até mesmo como será formada a berlinda. Para os telespectadores que estão acostumados com o BBB, o sistema de jogo do reality da Record pode parecer diferente e um pouco confuso no início.

O primeiro peão será indicado pela fazendeira Jakelyne Oliveira. A Miss Brasil 2013 já avisou que evitará votar em mulheres nessa semana inicial de confinamento. No entanto, a única que está oficialmente imune é Victória Villarim, que ganhou esse benefício em uma prova na semana passada.

Depois da escolha de Jake, a casa faz uma votação aberta. O peão mais citado pelos colegas vai automaticamente para a roça. Mas o resultado pode sofrer uma reviravolta por conta do poder da chama verde, que foi conquistado por JP Gadêlha na prova de fogo exibida na segunda-feira (14).

O bombeiro vai anular o voto de dois participantes na formação da roça. Além disso, o programa ainda reserva uma surpresa contida na chama vermelha, que só será revelada para o público no programa ao vivo. É algo que pode influenciar na formação da roça, ou apenas ser um prêmio em dinheiro.

Após essa definição, o participante que for mais votado pela casa precisa indicar alguém que está na baia para fechar a berlinda. Luiza Ambiel, Fernandinho Beat Box, Victória Villarim e Mariano são os quatro peões que estão nessa parte sem privilégios da casa nesta semana.

Ou seja, pelo menos um desses quatro estará na roça, e não será Victória, pois ela conta com a imunidade. Pelas regras das edições anteriores, nenhum peão da baia pode ser votado pelos peões da sede durante a votação aberta, apenas pela fazendeira da semana.

A escolha dos três indicados acontece no programa de terça-feira (15). No dia seguinte, o trio disputa a prova do fazendeiro ao vivo. O vencedor da atividade escapa da roça e ainda fica com a liderança da casa na semana; os outros dois vão para a votação popular e um deles será eliminado na quinta-feira (17).


Para saber tudo sobre A Fazenda 12 e o universo de reality shows na TV, ouça o podcast O Brasil Tá Vendo:

Ouça "#11 - Escala de 'ranço' em A Fazenda 12: Quem são os odiados e os favoritos?" no Spreaker.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.