Televisão

MEMÓRIA DA TV

Sucesso em 2003, Chocolate com Pimenta quase foi barrada por ser 'picante demais'

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Os atores Mariana Ximenes e Marcello Novaes em baile elegante da novela Chocolate com Pimenta

Mariana Ximenes e Marcello Novaes (ao fundo) em cena de Chocolate com Pimenta: ardida demais

THELL DE CASTRO - Publicado em 24/05/2020, às 05h57

Em 2003, a Globo teve de dialogar e fechar um acordo com o Ministério da Justiça, além de fazer adaptações, para atenuar a trama de Chocolate com Pimenta e conseguir mostrar no horário das seis a trama de Walcyr Carrasco, atualmente em reexibição no canal Viva. A sinopse havia sido considerada "apimentada" demais.

Em 8 de agosto daquele ano, exatamente um mês antes da estreia da novela, a Globo foi surpreendida pela classificação indicativa do Ministério da Justiça, que vetou a exibição da produção antes das 20h.

O despacho foi publicado no Diário Oficial da União de 7 de agosto. O MJ reclassificou a novela, a partir da leitura de sinopse feita por uma equipe de técnicos, como imprópria para menores de 12 anos (20h), por "desvirtuamento moderado de valores éticos e conflitos psicológicos atenuados".

A novela era ambientada nos anos 1920 e inspirada na opereta A Viúva Alegre, de Franz Lehár (1870-1948). Em abril daquele ano, havia sido classificada como livre, mas Carrasco fez pequenas alterações na sinopse, a Globo enviou o material para Brasília (DF) e, assim, ocorreu a reclassificação.

De acordo com reportagem de Daniel Castro na Folha de S.Paulo de 9 de agosto de 2003, a medida foi recebida com surpresa dentro da Globo, que prometeu recorrer.

O jornalista explicou que Ana Francisca (Mariana Ximenes), pobre, se apaixonava pelo rico Danilo (Murilo Benício) e a família do rapaz os separava. Grávida, se casava com um rico industrial (Ary Fontoura) e se mudava para Buenos Aires, na Argentina. O marido morria e ela ficava milionária. Vingativa, ela voltaria à sua cidade-natal com um noivo. Na nova sinopse, retornava sozinha. "Não entendo. A personagem ficou mais romântica e ingênua", explicou Carrasco ao jornal.

A emissora também ficou revoltada porque programas populares como Hora da Verdade e Brasil Urgente, da Band, tinham sido classificados como livres.

Acordo

Dias depois, a Globo e o Ministério da Justiça chegaram a um acordo. Em 14 de agosto, a Folha informou que o órgão voltou atrás e liberou a trama para as 18h, "porque a emissora esclareceu que a concepção da obra não enseja qualquer prejuízo ao horário livre".

Em 24 de agosto, o jornal O Globo divulgou que Marina Oliveira, assessora de comunicação da Secretaria Nacional de Justiça, explicou que a sinopse anterior estava "mais apimentada".

Na nova versão, Carrasco atenuou o perfil da personagem. "Nesses casos, que são muito comuns, Marina diz que o Ministério da Justiça busca sempre o diálogo com a emissora", descreveu a publicação.

"A novela tomou outro rumo. Na hora que comecei a escrever, os personagens ganharam seus contornos", declarou o autor ao jornal O Estado de S. Paulo de 29 de agosto daquele ano.

Além disso, outra mudança foi a criação do personagem Sebastian, que foi dado a Tarcisio Filho, para aumentar o conflito da trama. "Ele será um vigarista que chega na cidade para conquistar a Ana Francisca", adiantou Carrasco.

Sobre Olga (Priscila Fantin), ele explicou o que mudou. "A Olga ia ser muito mais ingênua, mas a Priscila deu uma carga de antagonista, que o personagem acabou ganhando uma pimenta na interpretação. Ela não mudou nada do texto, mas o seu jeito deu outra cara para o papel", concluiu.

No fim das contas, Chocolate com Pimenta estreou em 8 de setembro de 2003 e terminou em 7 de maio de 2004, com 209 capítulos. A novela foi um grande sucesso, a segunda melhor audiência da faixa em toda a década de 2000, superada apenas por Alma Gêmea (2005), também de Carrasco.


THELL DE CASTRO é jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira. Siga no Twitter: @thelldecastro

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

A atriz Vera Fischer segura um box de DVD de Friends diante de uma estante cheia de DVDs ao fundo

MISS STREAMING

Vera Fischer vira 'Veraflix' com indicações de filmes e séries na quarentena

Clauda Raia caracterizada como Donatela, sua personagem protagonista na novela A Favorita (2008)

A FAVORITA

Claudia Raia lembra cuspida surpresa que levou em novela: 'Ódio'

A atriz Clarisse Abujamra como a personagem Glória em cena da novela As Aventuras de Poliana, do SBT

GAFE NA GRAVAÇÃO

Atriz entrega segredos de Poliana e enfrenta situação embaraçosa

Atores reunidos em camarim em cena da série Hard, da HBO

Hard

Atores pornôs participam de série da HBO e se assustam com falta de sexo

+ Lidas

1

Na Itália, Anitta convida galã do filme '365 Dias' para show e é ignorada

2

Fina Estampa: Baltazar bate em Celeste, sai de casa e vai viver com Crô

3

Mulher de Pyong Lee chora ao ser acusada de praticar golpe em sorteio

4

Fina Estampa: Tereza Cristina é traída e ganha novo inimigo

5

Simon Cowell enfrenta cirurgia de 6 horas após fraturar coluna

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Qual é seu programa favorito gravado na quarentena?

Últimas notícias

Germana (Vivianne Pasmanter) interpreta uma árvore em cena de Novo Mundo
Dóris (Ana Flavia Cavalcanti) aconselha Ellen (Heslaine Vieira) em cena de Malhação - Viva a Diferença
Maria Madalena (Day Mesquita) sorri em cena de Jesus
Carolina (Juliana Paes) de óculos escuros em cena externa de Totalmente Demais