Carregando...

ORIGEM DO PURIM

Quem foi a rainha da Pérsia na Bíblia? Saiba o que vai acontecer com Ester

REPRODUÇÃO/RECORD

Ester (Nathalia Florentino) em A Rainha da Pérsia; jovem vai assumir o nome de Hadassa

Compartilhe
  │ 

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 25/6/2024 - 20h30

A Record optou por um novo título ao adaptar o mesmo livro bíblico pela terceira vez com A Rainha da Pérsia. Ele faz referência à própria Ester (Nathalia Florentino), que vai assumir o nome de Hadassa quando for escolhida por Xerxes (Carlo Porto) para reinar ao seu lado --mesmo disfarçada, ela vai impedir a aniquilação do seu povo.

Ester é uma moça judia que acaba se tornando a mulher mais poderosa do reino ao ver Xerxes caído aos seus pés. Com uma inteligência acima da média, ela foi responsável por ajudar o marido a desmascarar os planos do primeiro-ministro Hamã (Leonardo Medeiros).

O premiê havia ordenado que todo o povo judeu fosse perseguido e morto, mas foi impedido pela jovem. A libertação até hoje é comemorada em uma festa conhecida como Purim.

O Império Persa ficava no sudoeste asiático, onde hoje está localizado o Irã. O país, inclusive, utilizava esse nome até 1935, quando o Reza Xá Phalavi (1878-1941) pediu aos diplomatas estrangeiros que utilizassem o novo nome para simbolizar o sucesso da revolução constitucional --a qual levou à derrubada da dinastia Qajar.

Xerxes, que é chamado de Assuero na Bíblia Cristã, foi um dos principais líderes dos persas durante o que se convencionou chamar de Império Aquemênida. Ele governou o território cerca de cinco séculos antes do nascimento de Cristo.

Até hoje há alguns túmulos que são supostamente o descanso eterno de Ester, mas estão muito mais ligados às questões culturais do que em evidências históricas. Não há provas arqueológicas de que a rainha tenha existido --pelo menos, como está descrito no cânone cristão.

Leia também --> Resumo da semana de A Rainha da Pérsia

Outras adaptações

A Record já havia adaptado essa passagem em duas séries que ganharam o nome de A História de Ester, com Daniela Camargo (1998) e Gabriela Durlo (2010) no papel principal. Uma das principais diferenças é que o rei Assuero passou a se chamar Xerxes em A Rainha da Pérsia --nome que era amplamente usado pelos historiadores gregos.

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaMhFl59cDDgqLLGSm2o":"uploads/banners/otm_banner_canal_novelas_ntv_630x162.gif", "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

A Rainha da Pérsia

Carlo Porto

Leonardo Medeiros

Record

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Resumos Semanais

Resumo de A Rainha da Pérsia: Próximos capítulos da novela da Record - 22/7

Segunda, 22/7 (Capítulo 26)
Em meio à beleza do jardim secreto, Xerxes aproveita um momento especial com duas pequenas convidadas. Pegando Ester de surpresa, os filhos de Hamã encontram a oportunidade de se vingar. Os capítulos de A Rainha da ... Continue lendo

Mais lidas

Leia também