Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

MAKEDA

Rainha de Sabá era negra? Saiba o que a Bíblia diz sobre nobre da novela Reis

REPRODUÇÃO/RECORD

A atriz Sharam Diniz caracterizada como a Rainha de Sabá em cena da novela Reis

Makeda (Sharam Diniz), a rainha de Sabá, em cena da novela Reis; atriz é de origem angolana

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 6/5/2024 - 20h30

A escolha da modelo luso-angolana Sharam Diniz para viver a rainha de Sabá na novela Reis chamou a atenção dos telespectadores. O folhetim da Record se baseou em um trecho da própria Bíblia para escalar o papel, em que a nobre se descreve como "negra e muito bonita" no livro de Cantares --cuja autoria é atribuída ao próprio Salomão, interpretado na ficção por Guilherme Dellorto.

"Oh, mulheres de Jerusalém, sou negra e bela. Sou negra como as barracas do deserto, como as cortinas do palácio de Salomão", diz a rainha, no quinto versículo do primeiro livro de Cantares.

A produção também optou por chamar a personagem pelo seu nome etíope, Makeda, reforçando a origem dela no Chifre da África. Um território historicamente ocupado por povos com a pele escura como os oramas e os trigrínios.

Há também um grupo minoritário na Etiópia, os falashas (termo que é considerado pejorativo por alguns imigrantes em Israel), que são judeus negros –os quais se reivindicam como descendentes da rainha de Sabá, a partir de seu filho com o rei Salomão.

Onde fica o reino de Sabá?

Sabá significa Sul e indica uma região que era conhecida como Arábia Feliz e hoje está no território do Iêmen. O reino atravessava o Golfo de Aden e o Mar Vermelho, ocupando terras que hoje fazem parte da Eritreia, da Etiópia, do Djibouti e da Somália. Todos são de maioria negra.

Representatividade?

Assim como a Globo, que escalou mais atores negros em consonância com a sua política de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, na sigla em inglês), a Record também se mostrou atenta às transformações da sociedade.

Há um número considerável de atores negros em cenas que mostram o Egito Antigo, como Val Perré, Kizi Vaz e Dandara Albuquerque em Gênesis (2022). O próprio Sheshi (Fernando Pavão) lembrava a todo momento que era de uma dinastia com origens para além do Império --como a ptolomeia, que se origina a partir de uma diáspora grega.


Resumos Semanais

Resumo de Reis: Próximo capítulo da novela da Record - 31/1

Sexta, 31/1 (Capítulo 20)
Samuel dá um discurso motivador e transformador para o povo. Lessér desconfia do comportamento da rainha. Quis é surpreendido pela chegada da filha de Jotã. Ada revê Tamembér. Os capítulos de Reis são fornecidos pela Record ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.