Carregando...

VILÃ ICÔNICA

Manuela Dias se pronuncia após críticas por 'humanizar' Odete no remake de Vale Tudo

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Manuela Dias no prêmio Melhores do Ano; autora rebateu críticas por mudanças em Vale Tudo

Compartilhe
  │ 

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 16/10/2024 - 10h16

Responsável pelo remake de Vale Tudo, a autora Manuela Dias rebateu as críticas que tem recebido por dizer que mudará algumas características de Odete Roitman, vilã icônica interpretada por Beatriz Segall (1926-2018) na trama de 1988. O público detonou a escritora por tentar "humanizar" a ricaça preconceituosa na nova versão encomendada pela Globo.

A roteirista compartilhou nos Stories do Instagram uma imagem com a frase: "Desculpe o transtorno, estamos trabalhando para sua comodidade". "Odete é Odete", escreveu ela como legenda.

Manuela comentou as mudanças que fará na adaptação em entrevista à Folha de São Paulo na segunda (14). Ela avaliou que não só o Brasil, mas o público mudou muito nas últimas três décadas. A escritora ainda colocou em xeque os absurdos ditos pela megera na primeira versão.

"Odete seguirá sendo uma vilã, mas sua vilania está muito ligada ao momento. Vale Tudo foi a novela da volta da democracia, e naquele momento falar mal do Brasil, ou poder falar mal, era resistência, era revolucionário, era novo. Hoje não é mais. A gente está saturado disso. O novo é encontrar maneiras de transformação. Odete não aponta caminhos, mas será diferente", adiantou.

"Gilberto Braga [1945-2021], com Odete, estava extrapolando a válvula de escape de poder criticar o Brasil exacerbadamente. Hoje, provocar os mesmos efeitos não implica usar os mesmos recursos. Odete era julgada por ser sexualmente ativa aos 60. E hoje? Não estou dizendo que ela vai ser feminista, mas são diferenças", considerou.

"Eu amo o Brasil. É claro que tenho críticas ao Brasil, mas não sou Odete, então minhas críticas são construtivas. O autor também fala através de seus personagens, e sinto que falar que o Brasil é uma porcaria não traz nada hoje em dia", completou ela.

Internautas invadiram os comentários de uma publicação de Manuela no Instagram e criticaram as declarações dela na entrevista.

"Tenho medo de que mudem a essência dos personagens. Você sabe que Vale Tudo não se tratava apenas da relação moral entre mãe e filha, mas da sociedade como um todo. Um dos pilares dessa crítica social era a Odete Roitman, na qual personificava o cinismo e a corrupção da elite. Além disso, falar mal do Brasil, algo que Odete fazia com maestria e desdém, parece ainda mais comum hoje em dia. A insatisfação e a crítica ao país, que eram traços emblemáticos da personagem, agora são amplificados nas redes sociais, onde discursos de desesperança e descrença no futuro do Brasil se espalham rapidamente", argumentou o usuário Wellton Oechsler.

"Vai estragar a novela, você não é dramaturga, você não suporta o gênero. Cadê o respeito com a memória do Gilberto Braga? As falas da Odete estão extremamente atuais. Vai podar a personagem pra agradar meia dúzia de gato pingado? Absurdo sem tamanho", disparou Paulo Vitor.

"Merecido o hate que ela tá recebendo depois dessa entrevista, imagina a Odete não falar mal do Brasil porque a autora não é assim. Tá achando que é autobiografia?", escreveu Luan Costa. "Você está mesmo disposta a estragar a melhor novela de todos os tempos. Que visão equivocada da trama", afirmou Álvaro Maciel.

Vale Tudo deve substituir Mania de Você na faixa das nove em 31 de março de 2025. Como adiantou o Notícias da TV em fevereiro, a adaptação deve ter 173 capítulos --enquanto a original contou com 204. A novela escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926-2004) é até hoje considerada pela crítica como uma das melhores da história da teledramaturgia brasileira.

{ "https://pubads.g.doubleclick.net/gampad/clk?id=6799842175&iu=/8804/parceiros/noticias_da_tv":"uploads/conteudo_marca/soultv_banner_630x162.jpg" }

TUDO SOBRE

Globo

Manuela Dias

Vale Tudo

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também