MANUELA DIAS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
A autora Manuela Dias em entrevista ao Conversa com Bial: responsável por remake de Vale Tudo
Escolhida a dedo pela Globo para assumir o remake de Vale Tudo, a autora Manuela Dias deu detalhes sobre a sua versão de Odete Roitman. A roteirista de Amor de Mãe (2018) e Justiça (2015) já avisou que a vilã vai passar por mudanças substanciais em relação à antagonista interpretada por Beatriz Segall (1926-2018) em 1989.
Em entrevista à Folha de São Paulo nesta segunda (14), Manuela avaliou que não só o Brasil, mas o público mudou muito nas últimas três décadas. Ela, por exemplo, colocou em xeque os absurdos ditos pela megera na primeira versão.
"Gilberto Braga (1945-2021), com Odete, estava extrapolando a válvula de escape de poder criticar o Brasil exacerbadamente. Hoje, provocar os mesmos efeitos não implica usar os mesmos recursos. Odete era julgada por ser sexualmente ativa aos 60. E hoje? Não estou dizendo que ela vai ser feminista, mas são diferenças", considerou.
Manuela brinca que não faz ideia do que "a Globo pensou" ao oferecê-la a oportunidade de escrever o remake. Ela atualmente trabalha ao lado de Sérgio Rodrigues, que foi um dos colaboradores de Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926-2004).
Ela já escreveu um terço do folhetim, que vai ter menos capítulos do que o original. São 172 contra 204. "Hoje, qualquer problema é mais rápido de resolver, e isso impacta o tamanho da narrativa", explicou ela, que ainda foi além:
Muita coisa mudou. Temos a sensação de que a agenda social não avança, mas avançou muito. Alcoolismo não era considerado doença, então Heleninha Roitman era vista como uma pinguça que bebia porque tinha vontade. O machismo era ainda pior, então todos os personagens homens batiam ou ameaçavam bater nas mulheres
A Globo ainda não divulgou a data oficial para a estreia do remake de Vale Tudo, que está previsto para o primeiro semestre de 2025. A expectativa é de que a novela seja exibida a partir de março, se Mania de Você --com sérios problemas para emplacar na audiência-- não for encurtada.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.