CONHEÇA BÁRBARA
MANOELLA MELLO/TV GLOBO
Giovana Cordeiro interpreta Bárbara em Dona de Mim; lutadora não vai abrir mãos de seus sonhos
Na pele de uma lutadora de kickboxing na novela Dona de Mim, Giovana Cordeiro mergulha no desafio de representar uma mulher forte em todos os sentidos. O fio condutor dessa antagonista é correr atrás de seus sonhos. "Ela não abre mão dos objetivos dela por um romance. A Bárbara é firme, corajosa, e isso me inspira muito. É sobre não se colocar em segundo plano para construir uma história a dois", diz a atriz.
Giovana recebeu a notícia de que interpretaria a personagem em dezembro, pouco antes das festas de fim de ano, o que tornou sua preparação intensa e muito acelerada.
"Em janeiro, eu comecei a me preparar e, em fevereiro, já estávamos gravando. O tempo foi muito curto, então, precisei focar bastante nisso. O esporte sempre esteve presente na minha vida, meu pai é atleta. Já lutei caratê, competi quando era mais nova… Isso me ajudou a entender a fisicalidade da Bárbara, essa mulher forte e centrada no esporte", conta a intérprete.
Giovana passou por uma preparação rigorosa dentro e fora dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, envolvendo treinos físicos, cuidados com a alimentação e acompanhamento médico. Ela conta que o esforço valeu a pena não só pela personagem, mas pelo que ela representa.
Sempre quis interpretar uma atleta, queria poder falar sobre esporte. E já tenho visto um movimento muito bonito nas redes sociais, com mulheres se interessando em lutar. Isso é fantástico, principalmente num momento em que se fala tanto sobre ansiedade, depressão e dependência química. Poder mostrar os benefícios de hábitos saudáveis é uma alegria.
Apesar da construção física ser um destaque do seu atual trabalho, a atriz faz questão de ressaltar que a complexidade da personagem vai muito além disso. "Existe essa camada externa, que ajuda a identificar a Bárbara como uma lutadora logo de cara, mas o que mais me motiva são as camadas internas", começa a explicar a artista.
"Ela é uma mulher que pensa no que realmente contribui para seus objetivos. E, comparando com meu momento pessoal, também precisei olhar para isso na minha vida. O que me leva para frente? Do que estou disposta a abrir mão?”, reflete Giovana.
Outro ponto que a atriz aborda é como construir essa personagem dentro de um universo considerado muito machista: o das lutas.
É sobre trazer sensibilidade sem perder a firmeza. Mostrar que sim, a mulher pode ser sensível e, ao mesmo tempo, ter rigidez e se colocar em primeiro lugar. A gente ainda vê muitas mulheres abrindo mão da própria carreira por relacionamentos. A Bárbara faz o caminho contrário. E eu tenho muita atenção nisso, porque me interessa contar histórias de mulheres reais, múltiplas.
Com trabalhos anteriores como a mocinha Luna, de Fuzuê (2023), Giovana afirma que hoje em dia é necessário criar personagens que sirvam de inspiração. "Mesmo sendo a antagonista dessa vez, quero trazer uma composição com que as mulheres se identifiquem", declara.
Mas nem tudo são flores. A rotina puxada de gravações e treinos tem exigido resistência física e organização da intérprete. "O mais difícil é conseguir descansar e me alimentar direito. Esses dias gravei até quase 2h da manhã e às 8h já estava de pé de novo. Comi uma banana e fui direto trabalhar. Fazer novela é cansativo, exige muito da saúde, e eu quero conseguir chegar ao fim do projeto com energia, com disposição."
Por fim, a atriz fala com paixão sobre a pesquisa do corpo, algo que sempre a encantou na atuação. "Mesmo que a Bárbara não fosse atleta, eu estaria me preparando fisicamente. Não para ficar sarada, mas para estar consciente do meu corpo, espaço e musculatura. Porque dentro do corpo moram as emoções. A Bárbara me dá tudo isso, e eu estou completamente apaixonada por ela e por esse universo."
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Dona de Mim
Dona de Mim é ambientada principalmente no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. Lá, ficam a fábrica de Abel e as casas dos mocinhos da história, Leona (Clara Moneke) e Marlon (Humberto Morais).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Dona de Mim e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Dona de Mim: Capítulos da novela das sete da Globo - 30/4 a 10/5
Quarta, 30/4 (Capítulo 3)
Leo foge de casa para se apresentar no emprego no lugar de Stephany. Abel pede que Sofia não faça nenhuma brincadeira ou dê sustos na nova babá. Leo chega para fazer a entrevista e se preocupa ... Continue lendo
Mais lidas