JOÃO EMANUEL CARNEIRO
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
João Emanuel Carneiro: criador de novela das nove da Globo está "de mal" com a emissora
João Emanuel Carneiro estaria com um pé fora da Globo. Segundo a colunista Carla Bittencourt, do Portal Leo Dias, o autor de Mania de Você se decepcionou com os inúmeros cortes na história e com a baixa audiência. O roteirista já não estava feliz desde que Todas as Flores (2022) foi "rebaixada" --deixando de ser um projeto para a TV e foi para o streaming. Uma de suas colaboradoras negou que ele pretenda sair da emissora.
O contrato do autor de sucessos como Avenida Brasil (2012) e A Favorita (2008) com a Globo chega ao fim no ano que vem, logo após Mania de Você. De acordo com a colunista, Carneiro sinalizou os roteiristas da novela sobre o desejo de não renovar seu vínculo.
A escritora e roteirista Eliane Garcia, uma de suas colaboradoras de Mania de Você, afirmou no X que João Emanuel Carneiro não comunicou nada sobre sua possível saída. Como resposta a um post que citava a suposta demissão, ela pontuou que a Globo não o perderá.
A novela enfrentou cortes já na primeira semana de exibição para antecipar as reviravoltas previstas na sinopse original. Mas a manobra afugentou o público e culminou na baixa audiência.
A recomendação era de cortar cenas de violência e o excesso de maldade dos personagens Molina (Rodrigo Lombardi), Mavi (Chay Suede) e Mércia (Adriana Esteves). A novela estreou com 80 capítulos já escritos. Destes, boa parte se perdeu por conta das mudanças.
Uma das viradas da história, quando Viola (Gabz) perderia tudo após uma armação de Luma (Agatha Moreira), iria ao ar apenas no capítulo 100. A alta cúpula da Globo, no entanto, pediu que a reviravolta fosse antecipada para o episódio 55, que será transmitido neste mês.
Carneiro está na defensiva com a Globo desde Todas as Flores. O autor desenvolveu a história originalmente para ser uma novela das nove, mas a emissora optou por colocar Travessia (2022) na TV aberta, enquanto a sua trama foi para o Globoplay. Ele teve a sensação de ter sido rebaixado. Naquela época, o streaming não dava tanta visibilidade para esse tipo de produção.
Ele também enfrentou percalços com cortes e audiência baixa em duas de suas novelas anteriores: A Regra do Jogo (2015) e Segundo Sol (2018). A primeira, considerada uma trama predominantemente masculina, foi cutucada pelo sucesso de Os Dez Mandamentos (2015), além de pesar a mão na violência. Já a segunda sofreu críticas por escalar atores brancos para uma história na Bahia, Estado com 80,8% da população preta ou parda.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas