VEM AÍ?
Divulgação/Sony Pictures
Fernanda Torres em cena do filme Ainda Estou Aqui, pré-selecionado para o Oscar 2025
A caminhada do filme Ainda Estou Aqui rumo ao Oscar 2025 teve mais um passo importante nesta terça-feira (16), quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou que a produção brasileira está na "shortlist" (lista curta, em tradução literal), uma espécie de pré-seleção dos votantes para afunilar quem serão os cinco indicados ao grande prêmio do cinema mundial.
São 15 produções que seguem na disputa para melhor filme internacional, das 85 que se inscreveram. O Brasil encara concorrentes de peso, como Emilia Pérez (da França), A Semente da Figueira Sagrada (Alemanha), Vermiglio (Itália) e A Garota da Agulha (Dinamarca), que também vão competir com o longa de Walter Salles no Globo de Ouro.
Ainda lutam por uma vaga no Oscar os representantes do Canadá (Universal Language), República Tcheca (Ondas), Islândia (Touch), Irlanda (Kneecap: Música e Liberdade), Letônia (Flow), Noruega (Armand), Palestina (From Ground Zero), Senegal (Dahomey), Tailândia (Como Ganhar Milhões Antes que a Vovó Morra) e Reino Unido (Santosh - Vozes da Hierarquia).
O representante do Brasil não chegava à shortlist da premiação desde 2008, quando O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias avançou para os semifinalistas. O longa de Cao Hamburger, porém, não ficou entre os cinco indicados --a última vez em que um brasileiro concorreu a melhor filme estrangeiro foi em 1999, com Central do Brasil.
Nesta terça, a Academia ainda revelou a shortlist de outras nove categorias: documentário, documentário em curta-metragem, maquiagem e cabelo, trilha sonora, melhor canção original, curta de animação, curta de live-action, som e efeitos visuais.
Se as pré-indicações forem um indício da força de cada filme entre os votantes, Emilia Pérez deve dar bastante dor de cabeça para Ainda Estou Aqui. O longa francês, que conta com Zoe Saldaña e Selena Gomez no elenco, aparece nas listas de maquiagem e cabelo, trilha sonora, som e canção original --categoria na qual emplacou duas músicas, El Mal e Mi Camino.
Com a força do marketing da Netflix nos Estados Unidos, o musical ainda pode atrapalhar as chances de Fernanda Torres ser lembrada como melhor atriz. A atriz Karla Sofía Gascón, que interpreta a personagem título, é apontada como uma das favoritas na corrida pela estatueta, apesar de Emilia Pérez estar perdendo prestígio e ganhando críticas nos últimos dias.
As indicações ao Oscar 2025 serão anunciadas em 17 de janeiro, e a premiação está marcada para 2 de março, diretamente do Dolby Theatre, em Hollywood. A TNT e a Max exibirão a festa por aqui.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas