BASTIDORES
Reprodução/TV Cultura e SBT
José Luiz Datena e Silvio Santos: apresentador teve contrato cancelado após uma única noite em 2020
Publicado em 29/11/2024 - 16h48
Atualizado em 29/11/2024 - 16h55
Novo reforço do SBT para sua programação de 2025, o apresentador José Luiz Datena já foi contratado da emissora durante uma única noite. Em agosto de 2020, o jornalista assinou contrato com Silvio Santos (1930-2024), que pretendia lançar um telejornal vespertino, um novo Aqui Agora. Mas o dono do SBT desistiu horas depois e pediu para Datena rasgar o documento. O que teria acontecido para Silvio mudar de ideia? A teoria da conspiração aponta para sua mulher, Iris Abravanel.
A negociação frustrada entre o SBT e Datena foi registrada pelo jornalista Flávio Ricco. Segundo o colunista, as conversas foram conduzidas por Guilherme Stoliar, então presidente do Grupo Silvio Santos, e José Roberto Maciel, na época o principal executivo do SBT.
Num final de tarde de inverno paulistano, Stoliar e Maciel foram até a casa de Datena e assinaram o contrato. Silvio Santos, em quarentena devido à pandemia de coronavírus, participou das conversas por telefone. Disse a Datena que ele seria "muito feliz no SBT". O acordo foi celebrado com um brinde, testemunhado por Hamilton Rocha, o Comandante Hamilton.
Na manhã do dia seguinte, tudo mudou. Segundo Ricco, Datena foi acordado com uma ligação de Silvio Santos pedindo para ele rasgar o contrato. Ao apresentador, o "homem do Baú" disse que tinha pensado melhor durante a noite e concluído que não teria dinheiro para lançar um novo telejornal em plena pandemia.
Datena acatou o pedido de Silvio e nunca cobrou o cumprimento do contrato com o SBT --meses depois, assinou um novo com a Band, que vence neste sábado (30). Entre as pessoas que acompanharam a história de perto, no entanto, ficou a pergunta: o que aconteceu que fez Silvio Santos mudar de ideia e cancelar a contratação de Datena?
A suspeita caiu sobre Iris Abravanel. Ela foi a única pessoa que esteve com Silvio entre a assinatura do contrato e o telefonema do cancelamento. A negociação já tinha a chancela dos principais executivos do SBT. Ou seja, a emissora sabia os riscos que corria. Mas Iris teria convencido Silvio de que o negócio não era um bom momento naquele momento.
Quatro anos depois, essa história teve nova reviravolta. Na última quinta (28), Datena acertou com a Band o encerramento de sua parceria de mais de duas décadas. O projeto de um programa de entretenimento em 2025 foi cancelado.
Sem espaço no Jornalismo da Band depois de ter sido candidato a prefeito de São Paulo, Datena já acertou todos os detalhes com o SBT, mas ainda não assinou contrato. A nova negociação indica que o veto de Iris Abravanel, se é que existiu, não teria tido motivação pessoal, mas estratégica.
A ideia do SBT é colocar Datena à frente do Tá na Hora. Assim, o apresentador irá concorrer com o próprio filho, Joel Datena, que ficou com o Brasil Urgente.
Datena não foi o primeiro a ter contrato com o SBT cancelado. No início dos anos 2000, Silvio Santos acertou com José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. O ex-Globo cuidaria da programação de segunda a sábado e Silvio, dos domingos. Horas depois, às 3h da manhã, Silvio telefonou para Boni pedindo para cancelar o contrato, porque ele não iria cumpri-lo, não conseguiria ficar sem dar pitaco na programação da semana.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas