FIM DE UMA ERA
Reprodução/Band
José Luiz Datena no Brasil Urgente de 27 de maio; jornalista decidiu romper acordo e deixar a Band
Publicado em 28/11/2024 - 12h46
Atualizado em 28/11/2024 - 15h27
O apresentador José Luiz Datena e a Band chegaram a um acordo nesta quinta-feira (28) e decidiram encerrar uma parceria que durava mais de 20 anos. O atual contrato do jornalista vence no próximo sábado (30) e não será renovado. A Band confirmou a informação em nota. Nos próximos dias, Datena vai ser anunciado como novo contratado do SBT.
Na Band desde 2003, com rápida passagem pela Record em 2011, Datena era a maior estrela da emissora. Mas estava insatisfeito com a decisão da emissora de não permitir mais que ele apresente programas jornalísticos depois de ter disputado a Prefeitura de São Paulo, pelo PSDB, e de ter agredido o candidato Pablo Marçal (PRTB) durante um debate.
No final de outubro, a Band divulgou comunicado oficial informando que Datena não apresentaria mais o Brasil Urgente. De acordo com a emissora, estava sendo discutida "a criação de projetos no entretenimento", para veiculação a partir de 2025.
Datena, no entanto, foi sondado nas últimas semanas pela RedeTV! e pelo SBT. E já está tudo acertado com o SBT, só falta o anúncio oficial, de acordo com fontes próximas ao apresentador. Provavelmente, seu futuro é o Tá na Hora, ou um telejornal policial de fim de tarde com outro nome. Se isso se confirmar, Datena irá concorrer com o próprio filho, Joel Datena, que ficou em seu lugar no Brasil Urgente.
Datena se reuniu manhã desta quinta-feira com Rodolfo Schneider, diretor de Conteúdo da Band. A iniciativa do rompimento foi do apresentador. Datena e Band já tinham acertado um novo contrato, de dois anos, valendo a partir do próximo domingo. Esse acordo será cancelado.
"Em comum acordo, Band e o apresentador José Luiz Datena encerram o contrato.
Datena comandou com sucesso e grande audiência durante anos o programa Brasil Urgente, assim como participou brilhantemente de coberturas esportivas e programas de entretenimento.
A Band reforça o enorme carinho por Datena e os laços de amizade com o profissional, que tem uma trajetória de enorme êxito no Grupo Bandeirantes há mais de 20 anos."
José Luiz Datena iniciou sua carreira em uma rádio local de Ribeirão Preto, cidade do interior de São Paulo onde nasceu. No começo, dedicou-se à cobertura esportiva, e, na década de 1980, conquistou uma vaga como repórter na Globo pela mesma editoria.
Como jornalista esportivo, passou pela Band e pela Record, ganhando destaque e assumindo, inclusive, a função de narrador esportivo. Na Record, alcançou o posto que viraria uma marca de sua trajetória profissional: apresentador de telejornal policial.
Entre 1998 e 2002, ele comandou o Cidade Alerta. Após uma breve passagem pelo Repórter Cidadão, da RedeTV!, retornou à Band em 2003, onde assumiu o Brasil Urgente. Permaneceu à frente do programa até 2011, quando foi recontratado pela Record para voltar ao Cidade Alerta. No entanto, essa nova parceria foi curta: oito meses depois, Datena voltou para a Band e para o Brasil Urgente.
O apresentador esteve à frente do programa até 28 de junho deste ano, quando teve de deixar as funções para concorrer à Prefeitura de São Paulo. Durante sua passagem pela Band, também apresentou outras atrações, como o programa de viagens No Coração do Brasil (2006-2009), o jornal local SP Acontece (2009-2012), o game show Quem Fica em Pé (2012-2013) e o dominical Agora É Domingo (2018).
Datena também retomou suas origens como narrador esportivo, participando das transmissões da Copa do Mundo de 2014, da Eurocopa de 2016 e da Olimpíada do Rio-2016. Além disso, apresentou o programa esportivo O Craque e a Fera, no BandSports, entre 2015 e 2016.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.