Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MISS STREAMING

Vera Fischer vira 'Veraflix' com indicações de filmes e séries na quarentena

REPRODUÇÃO/TWITTER

A atriz Vera Fischer segura um box de DVD de Friends diante de uma estante cheia de DVDs ao fundo

A atriz Vera Fischer mostra as estantes abarrotadas com DVDs de filmes e séries no Rio de Janeiro

DANIEL FARAD

Publicado em 24/5/2020 - 5h27

As estantes repletas de edições especiais e boxes de DVDs de Vera Fischer se tornaram uma atração à parte diante da pandemia do coronavírus (Covid-19). Em isolamento na sua casa no Rio de Janeiro, a atriz passa o tempo livre entre indicações de filmes e séries para os seus seguidores nas redes sociais. A nova função lhe rendeu o apelido de Veraflix --um trocadilho entre o próprio nome e o serviço de streaming Netflix.

Aos 68 anos, a atriz revira a sua coleção atrás de dicas culturais para a quarentena. A iniciativa faz parte de um reposicionamento de carreira que a artista começou há alguns anos, desde que se tornou mais ativa tanto no Instagram e no Twitter. Com o auxílio de uma assessoria em mídias digitais, ela se apresenta para um novo público que desconhece o seu passado nas novelas.

Fischer tenta expandir a sua influência para além dos fãs mais saudosistas que a acompanham desde a estreia em Espelho Mágico (1977). Apesar de ter sido um dos principais nomes do canal carioca durante as décadas de 1980 e 1990, a intérprete não emplaca uma protagonista de folhetins há 20 anos. A última foi a Helena de Laços de Família (2000).

Vera também ficou cerca de seis anos afastada das tramas da Globo depois de reclamar de seu papel de Irina em Salve Jorge (2012). Ela retornaria para uma participação em Malhação: Vidas Brasileiras (2018) antes de integrar o elenco fixo de Espelho da Vida (2018).

Apesar de contar com nomes fortes voltados para o público jovem, como Kéfera Buchmann e Thati Lopes, a novela de Elizabeth Jhin emperrou na audiência. A história só foi cair no gosto popular em sua reta final, o que não a salvou de um resultado pífio na média geral.

Estratégia digital

O trabalho de Vera e sua equipe já tem dado os primeiros resultados, com forte engajamento em suas indicações agrupadas pela hashtag #VeraFischerIndica. No Twitter, a publicação que recomenda a série Friends (1994-2004) já recebeu 165 retweets e mais de 1,6 mil curtidas. Os números são mais expressivos do que as suas postagens anteriores, em que as interações ficavam na casa das dezenas.

Há ainda um cuidado para que as publicações repercutam em portais de entretenimento e ampliem o alcance das suas redes. Ela, por exemplo, apareceu fazendo um espacate enquanto indicava a série Desperate Housewives (2004-2013) na última sexta-feira (22). A estratégia fez a artista virar notícia em diversos sites sobre celebridades, que reproduziram a imagem.

Entre o público, as dicas de Vera também são bem recebidas por serem simples e sintéticas, como se a própria artista fizesse as recomendações em uma conversa informal entre amigos. Com isso, não faltam pedidos de internautas que querem vê-la na publicidade de streamings como Globoplay e Netflix --uma oportunidade para a atriz encher o cofrinho em plena pandemia.

Confira algumas dicas culturais de Vera Fischer nas redes:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.