Carregando...

JORNALISMO DE VOLTA

Globo corrige erro do Carnaval passado que culminou na demissão de diretor

BOB PAULINO/TV GLOBO

Milton Cunha no UpFront 2025; especialista segue na cobertura dos desfiles no Rio e São Paulo

Compartilhe
  │ 

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 28/2/2025 - 21h00

O telespectador que acompanhar os desfiles de Carnaval a partir desta sexta (28) vai perceber que houve uma mudança na Globo. Afinal, a emissora chamou de volta a sua equipe de Jornalismo para a cobertura após a enxurrada de críticas por ter escalado influenciadores para a folia no ano passado –num desgaste que acabou culminando na saída de J. B. Oliveira, o Boninho.

Em vez de nomes com números expressivos nas redes sociais, a líder de audiência vai colocar na avenida alguns de seus principais repórteres. Tiago Eltz, Ana Paula Campos, Fernanda Carvalho e Rômulo D'Avila estarão no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista; já Mariana Gross, apresentadora do RJ1, estará à frente da equipe que percorrerá a Marquês de Sapucaí.

Karine Alves, Alex Escobar e Milton Cunha são alguns dos poucos nomes que sobreviveram à "fogueira" e vão continuar à frente da transmissão. Os dois primeiros são jornalistas formados com grande ligação com o Carnaval; Cunha é reconhecido justamente pelo seu vasto conhecimento sobre a folia, com um pós-doutorado sobre as narrativas carnavalescas pela UFRJ.

Como o colunista Daniel Castro havia revelado no Notícias da TV, foi Amauri Soares --diretor dos Estúdios Globo-- que determinou a volta dos repórteres à avenida. Internamente, a Globo reconhece que foi um erro abrir mão desses profissionais em 2024.

Na época, até a Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas) criticou a Globo pelo "desrespeito aos telespectadores, às escolas e ao Carnaval". A cobertura ainda foi classificada pela entidade como um "desastre".

A Globo havia transferido o Carnaval para o Entretenimento em busca de transformar a transmissão em um evento mais atraente para os anunciantes, com mais exposição de marcas. O Jornalismo é proibido de fazer merchan. A "bomba" acabou na mão de Boninho.

Os resultados comerciais não foram dos melhores, e o diretor ainda foi tachado de "soberbo" e "arrogante" por ter ignorado as críticas que pipocam nas redes sociais. O episódio intensificou o desgaste do marido de Ana Furtado, que também sofreria um revés com o fracasso do Estrela da Casa no segundo semestre.

Boninho deixou a Globo após 40 anos em dezembro de 2024, montou uma produtora e, agora, está na mira do SBT para assumir a programação matinal após o desastre causado pelo Chega Mais (2024).

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

Alex Escobar

Carnaval

Globo

Jornalismo

Karine Alves

Milton Cunha

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também