ANÁLISE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Davi é o grande favorito para vencer o BBB 24: baiano teve proteção dentro do programa?
Ninguém duvida do poder de fogo do BBB, em especial, da 24ª edição do programa. Mas apesar do sucesso comercial, de audiência, engajamento e repercussão, o BBB 24 termina no próximo dia 16 sem surpresa e com suspeita de favorecimento e manipulação como nunca foi falado desde a estreia do reality, em 2002.
Já faz tempo que os vencedores não são uma surpresa para o público, e no BBB 24 não é diferente. Desde que Davi ameaçou ir embora em 11 de fevereiro, ele voltou diferente do confessionário, entendeu seu favoritismo. É como se ele tivesse se sagrado campeão apenas um mês depois do início do programa.
O que falaram para o participantes fora das câmeras? Ninguém sabe, a Globo não responde. Certo é que o BBB 24 nunca mais foi o mesmo depois disso. Nenhuma explicação foi dada para a expulsão de Wanessa Camargo, após acertar o pé do participante enquanto estava embriagada.
Davi disse que se sentiu agredido. Nizam também havia sentido o mesmo uma semana após a estreia, mas a porta do confessionário não foi aberta para ele poder reclamar. E também não foi aberta para Leidy Elin logo depois da terrível briga envolvendo Davi e Yasmin. Aliás, a trancista de São Gonçalo perguntou se jogar as roupas do rival na piscina seria considerado agressão. No entanto, após fazer a pirraça, levou uma bronca ao vivo.
Davi e MC Bin Laden protagonizaram uma terrível discussão, que poderia eliminá-los por agressão e por terem colocado os colegas em risco. O baiano chegou a colar sua testa na do cantor, que chamou o outro para a briga, o que seria contra as regras.
Pode ou não pode? A Globo não responde, não há transparência. A julgar por essa edição, o BBB corre o risco de se tornar A Fazenda, que é conhecida por cortar câmeras no pay-per-view e deixar o público sem resposta. O reality da emissora dos Marinho, no entanto, não tinha essa fama, e isso pode afastar bons patrocinadores no futuro.
Para assegurar o cofrinho cheio, a direção transformou o BBB em uma espécie de Shoptime --extinto canal de vendas. Todas as provas têm alguma marca por trás com alto tempo de tela, o que faz o telespectador parecer estar num shopping na TV aberta. Isso significa que o dinheiro não está entrando com tanta facilidade como a emissora tenta fazer parecer.
Faltar com transparência pode ser bastante prejudicial a longo prazo. Com exceção dos fanáticos por esse ou aquele participante, é difícil achar quem goste realmente de assistir a um programa que parece querer enganar o público o tempo todo. Ou alguém acredita mesmo que não existe imagem do Davi passando a mão na bunda da Fernanda Bande?
Como disse um ex-participante, não há um ponto cego na casa (com exceção de um lugar específico onde os brothers colocam suas roupas para secar e que nem é mostrado). O problema de exibir a imagem é que a direção teria que tomar uma atitude e, a essa altura do campeonato, as decisões já foram tomadas e surpreenderão um total de zero pessoas.
Procurada para comentar a falta de transparência do BBB 24, a Comunicação da Globo não respondeu.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas