Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok
Paulo Vilhena é João Inácio em O Sétimo Guardião - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Paulo Vilhena

Paulo Eduardo Oliveira de Viena Moraes, ou como é mais conhecido, Paulinho Vilhena, nasceu na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo, no dia 3 de janeiro de 1979. Filho do economista Sergio Atz de Vilhena Moraes e da empresária Marilena Vilhena, Paulinho tem dois irmãos mais velhos, Sérgio e Christiane.

Aos 17 anos ele deixou a casa dos pais para trabalhar como modelo e, desde então tornou-se independente. No final dos anos 90, entrou na faculdade de Publicidade  na PUC de São Paulo, mas abandonou o curso no primeiro semestre após ser aprovado em um teste para a TV. A partir dali, passou a se dedicar à carreira artística.

A estreia na televisão foi em 1998, no seriado Sandy e Júnior, exibido pela Globo e grande sucesso até o início dos anos 2000. Na atração Paulinho interpretou o bom moço Gustavo, que conquistava o coração de Sandy. O ator ficou no programa por três temporadas, transformou-se no galã teen da época e era campeão de cartas da emissora.

A partir do ano 2000, Paulinho acumulou outra função, a de repórter do Vídeo Show, em que ficou até 2002. Foi justamente neste ano que deixou o seriado dos irmãos cantores e estreou em sua primeira novela, Coração de Estudante. Na trama ele deu vida ao estudante bicho grilo Fábio. Cada vez mais popular entre o público jovem, em 2003 fez Vitório em  Agora é Que São Elas. Praticamente sem folga, ele voltou ao ar naquele mesmo ano, como o surfista sedutor Paulo César, em Celebridade.

Depois de vários papeis de mocinhos inconsequentes, em 2007 Paulo Vilhena fez seu primeiro personagem mais sério, o especialista em vinhos Fred, amigo do vilão Olavo (Wagner Moura) em Paraíso Tropical. Na novela Três Irmãs (2008), Vilhena atuou literalmente na sua “praia”, como o renomado surfista gente boa Eros. O ator sempre foi apaixonado pelo esporte, que pratica desde quando era criança e ainda morava em Santos.

Em 2009 ele foi escalado para comandar o reality Jogo Duro, exibido nas noites de domingo da Globo. Acostumado com a fama e com a perseguição dos paparazzi, no seriado A Vida Alheia Paulinho interpretou justamente um fotógrafo de celebridades. Na novela Morde & Assopra, o ator apresentou seu lado mais cômico como o atrapalhado e gago Cristiano.

Mas foi em 2014, em Império, que Paulo Vilhena mostrou sua maturidade profissional ao interpretar o pintor Salvador, um homem atormentado, que sofria de esquizofrenia.

Com 20 anos de carreira, o ator deixou para trás os garotões de praia para assumir personagens mais sérios. Em O Sétimo Guardião ele é João Inácio e pela primeira vez ele interpreta o pai de um jovem de 18 anos. O personagem é viúvo e vive o drama de cuidar sozinho do filho.

Aos 40 anos, Paulinho disse que ficou um tanto chocado ao entender que agora não era mais o filho, mas o pai na ficção. “Você se vê num momento de transição, em um personagem com uma estrutura familiar em que você é o pai e não mais o filho. Percebe que o tempo passou...mas é a lei natural da vida”, disse ao UOL.

Teatro e Cinema 
Paulo Vilhena tem também uma trajetória consistente no teatro e principalmente no cinema. O primeiro trabalho do ator nas telonas foi em 2004, no longa Xuxa e O Tesouro da Cidade Perdida. Ele integrou ainda o elenco de outras produções de sucesso como Chega de Saudade (2008), As Melhores Coisas do Mundo (2010), Entre Nós (2014) e Como Nossos Pais (2017), que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator do Ano no importante Festival de Cinema de Gramado.

Vida pessoal 
A vida amorosa do ator sempre foi bastante movimentada e repleta de mulheres lindas e famosas. Em 2000, quando fazia o seriado Sandy e Júnior, Paulinho namorou Sandy na vida real por oito meses. Foi o primeiro romance público assumido pela cantora que, na época, estava com 17 anos.

Em 2002 Paulinho teve um rápido relacionamento com Luana Piovani. Quem também está no “currículo” amoroso do artista é a também atriz Priscila Fantin. Os dois namoraram por sete meses, entre 2004 e 2005.

Com a empresária e atriz Roberta Alonso, o ator teve um namoro mais longo. Os dois ficaram juntos por três anos. Em 2009 Paulo Vilhena começou a namorar a atriz Thaila Ayala e em 2011 eles se casaram em uma linda cerimônia em Fernando de Noronha. Em janeiro de 2014 o par anunciou o fim da união, mas permanecem bons amigos até hoje.

O ator tem muitos amigos famosos mas uma de suas melhores amigas é a atriz Fernanda Rodrigues. A ligação entre os dois é muito forte, tanto que Paulinho é padrinho da filha mais velha da atriz, a fofa Luisa, que é o xodó do ‘dindo famoso.

Trabalhos na TV
Sandy e Jr. (1998/2001) – Gustavo
Vídeo Show (2000/2002) – repórter
Coração de Estudante (2002) – Fábio
Agora é que São Elas (2003) – Vitorio
Celebridades (2003) – Paulo César
A Lua me Disse (2005) – Adonias
Paraíso Tropical (2007) – Fred
Três Irmãs (2008) – Eros
Jogo Duro (2009) – apresentador
A Vida Alheia (2010) – Lírio
Morde & Assopra (2011) – Cristiano
A Teia (2014) – Marco Aurélio Baroni
Império (2014) – Salvador
Pega Pega (2017) – Evandro
Treze Dias Longe do Sol (2018) – Vitor
O Sétimo Guardião (2018) – João Inácio


Personagens


Galeria de fotos de Paulo Vilhena

Paulo Vilhena em cena de Paraíso Tropical; o ator foi participante do No Limite em 2023
Fred (Paulo Vilhena) e Camila (Patrícia Werneck) em Paraíso Tropical: casamento conturbado
O ator Paulo Vilhena ao lado da primeira filha, Manoela, e da mulher, Maria Luiza Silveira
Paulo Vilhena recusou oportunidade de repescagem no reality No Limite - Amazônia
Paulo Vilhena foi eliminado de No Limite; o ator rejeitou enfrentar nova dinâmica por 2ª chance
Carol Nakamura e Paulo Vilhena: celebridades ficam fora de aliança com anônimos em tribos
O ator Paulo Vilhena e Maria Luiza Silveira; eles estão à espera da primeira filha, Manoela
Maria Luiza Silveira e Paulo Vilhena em foto nas redes sociais; casal espera primeiro filho
Salvador (Paulo Vilhena) em cena de Império; pintor superará culpa de assassinato
Salvador (Paulo Vilhena) em cena de Império; pintor se culpará pela morte de advogada golpista
Helena (Júlia Fajardo) e Salvador (Paulo Vilhena) se beijam em cena de Império
Evandro (Paulo Vilhena) se desesperará ao ler carta de despedida escrita por Mônica (Julia Lund)
Salvador (Paulo Vilhena) em cena de Império: pintor sempre tem flashbacks com a namorada
Salvador (Paulo Vilhena) ganhará fama mundial por suas obras de arte no final de Império
Evandro (Paulo Vilhena) e Mônica (Julia Lund) em cena de Pega Pega; casal guarda segredo
Paulo VIlhena em entrevista ao Gshow, em 2018; ator deixou a Globo para investir na carreira musical
Paulo Vilhena foi à praia, no Rio de Janeiro, para surfar; ator manifestou sintomas da Covid-19 recentemente
Paulo Vilhena no Desengaveta, do GNT; em live nas redes sociais, ator relembrou de conselho ácido de veterano
Paulo Vilhena ignorou a recomendação de isolamento social para ir à praia nesta terça-feira (14)
Paulo Vilhena agora interpreta o viúvo João Inácio, que já é pai de adolescente em O Sétimo Guardião
Paulo Vilhena (Evandro), Julia Lund (Mônica) e Thiago Martins (Júlio) em cena de Pega Pega
O ator Paulo Vilhena, que interpreta o bandido Marco Aurélio Baroni em A Teia, nova série da Globo
O ator Paulo Vilhena durante o lançamento da novela Morde & Assopra, em 2011

Últimas notícias de Paulo Vilhena


Últimas notícias