Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM SÃO PAULO OU NO CEARÁ?

Telejornal da Globo erra e conta história de crime que nunca existiu

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Carlos Tramontina na abertura do SP2 de terça-feira (10), anunciando a reportagem que mostrou o falso crime - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Carlos Tramontina na abertura do SP2 de terça-feira (10), anunciando a reportagem que mostrou o falso crime

GABRIEL PERLINE

gabriel.perline@noticiasdatv.com

Publicado em 11/4/2018 - 19h00
Atualizado em 11/4/2018 - 19h20

O SP2 de terça-feira (10) narrou um crime que nunca existiu. A reportagem especial do telejornal da Globo exibiu um roubo à mão armada que teria acontecido no estacionamento de um centro comercial em Perdizes, na zona oeste de São Paulo, e detalhou os passos dos criminosos e a reação da vítima. O problema é que as mesmas cenas haviam sido exibidas seis dias antes, no Bom Dia Ceará, como um assalto que ocorreu em Fortaleza.

A reportagem, intitulada como Mapa dos Roubos, mostrou quais delegacias da cidade mais registraram esse tipo de crime em 2017. Carlos Tramontina abriu o telejornal anunciando que se tratava de um levantamento exclusivo feito pela produção do SP2.

Após citar casos registrados na Brasilândia (zona norte), Capão Redondo (zona sul) e Campos Elíseos (centro), o telejornal mostrou cenas de um assalto em um estacionamento, identificado como um centro comercial do bairro de Perdizes. 

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cena da reportagem exibida na edição de terça-feira (10) do telejornal SP2

"Na zona oeste, os motoristas também são alvos de ladrões. Só que em Perdizes, os assaltantes abordaram as vítimas de outro jeito. O homem de regata branca é a vítima. Ele caminha tranquilamente por um centro comercial da rua Cardoso de Almeida e não percebe nada de anormal no carro preto e vidros escuros estacionado ao lado. De repente, o ladrão sai armado do lado do carona e rende a vítima, que fica sem o carro", narra o repórter.

A sequência de cenas ocupou 26 segundos e foi interrompida no momento em que o ladrão entra no carro da vítima. Assista aqui.

No dia 4 de abril, seis dias antes da reportagem do SP2, o Bom Dia Ceará exibiu exatamente as mesmas imagens veiculadas pelo telejornal local de São Paulo, mas com cenas extras.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cena da reportagem exibida na edição do dia 4 de abril do telejornal Bom Dia Ceará

O vídeo do telejornal cearense mostra o momento em que o carro que transportava o assaltante deixa o estacionamento, como mostra a narração do apresentador Leal Mota Filho (assista aqui):

"A gente vai acompanhar agora as imagens de um circuito interno do estacionamento de um centro comercial do bairro de Sapiranga. A vítima chega para pegar o carro, mas aí logo em seguida aparece um ladrão armado, que toma as chaves. O carro em que o suspeito estava sai, e depois ele mesmo sai dirigindo o outro. Nós procuramos a Secretaria de Segurança Pública para saber detalhes aí desse caso, dessa ação. A delegacia da Cidade dos Funcionários, que atende o bairro, não registrou nenhum boletim de ocorrência."

Procurada pelo Notícias da TV, a Globo reconheceu que houve um erro na reportagem do SP2 e, para esclarecer o caso, veicularia uma correção na edição desta quarta-feira (11) do telejornal.

Após uma reportagem sobre furtos em restaurantes de São Paulo, o apresentador Carlos Tramontina de fato fez a correção, mas em nenhum momento citou que as imagens haviam sido extraídas do Bom Dia Ceará e tampouco informou se o crime relatado na edição de ontem de fato existiu.

"Ontem, numa reportagem sobre a concentração de registros de roubos e furtos da capital, mostramos erroneamente os registros de um assalto que teria acontecido em Perdizes. Pela falha, nós pedimos desculpas", disse Tramontina.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.