Estratégia

Record desiste de 'grade nobre' e volta a investir em crime para alavancar ibope

Reprodução/RecordTV

Luiz Bacci, apresentador do Cidade Alerta, telejornal policial que voltará a durar três horas - Reprodução/RecordTV

Luiz Bacci, apresentador do Cidade Alerta, telejornal policial que voltará a durar três horas

DANIEL CASTRO - Publicado em 16/01/2018, às 06h19

Pressionada pela queda no Ibope, a Record desistiu de exibir uma "programação qualificada" no início da noite, com novelas e jornalismo sobre cidades. A partir do dia 29, o policial Cidade Alerta voltará a ter edição nacional e a ocupar maior espaço na emissora, com três horas de duração, o dobro de atualmente. Em São Paulo, tomará o espaço da reprise de Os Dez Mandamentos e decretará o fim do SP Record, a versão da emissora para o SP2, da Globo, no ar há apenas seis meses.

Os Dez Mandamentos continuará no ar, mas será deslocada das 18h15 para a faixa das 19h45, no lugar de Belaventura, que acaba dia 26. Assim, o Cidade Alerta ficará no ar das 16h45 até as 19h45, próximo do que era no início do ano passado, quando era apresentado por Marcelo Rezende (1951-2017).

Também como era na época de Rezende, o Cidade Alerta voltará a ter boa parte de seu conteúdo gerado de São Paulo para todo o país. Em alguns Estados, uma parte do programa será local; em outros, serão mantidos os atuais títulos de telejornais locais (sigla do Estado/Record), mas o foco será no noticiário policial.

Os demais programas (reprises de duas novelas vespertinas, exibição de novela bíblica inédita às 20h30, Jornal da Record e linha de shows) não mudam.

Com a mudança, a rede de Edir Macedo tentará recuperar a audiência perdida no segundo semestre do ano passado, quando tentou aumentar o faturamento com a reprise de Os Dez Mandamentos e um telejornal mais qualificado (SP Record).

O tiro saiu pela culatra. No horário do Cidade Alerta, que chegava a dar médias de 12 pontos há pouco mais de um ano, entraram programas que não passaram de 6 (Os Dez Mandamentos e SP Record). A vice-liderança no horário migrou para o SBT.

Sem o impulso do Cidade Alerta (que também caiu para a casa dos 6 pontos), a programação mais nobre perdeu audiência, comprometendo o faturamento. Apocalipse, a atual novela bíblica, está com média de 7,1 pontos em São Paulo, três a menos do que O Rico e o Lázaro, sua antecessora.

A mudança na programação coincidirá com a chegada da fase das pragras do Egito, quando a audiência de Os Dez Mandamentos deslanchou na exibição original, em 2015, incomodando a Globo. A Record esperar tirar proveito desse momento da trama bíblica para alavancar seu Ibope.

Com Os Dez Mandamentos no lugar de Belaventura, a Record praticamente decreta que não haverá um segundo horário de novela inédita até outubro deste ano. Se somada à segunda temporada, a saga de Moisés pode chegar à agosto, quando começa o horário eleitoral gratuito.

Por causa disso, a produção daquela que seria a substituta de Belaventura (Rosa Choque/Topíssima) foi suspensa, mas não cancelada definitivamente, ao contrário do que se alardeou.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Ficha técnica: War for the Planet of the Apes. EUA/Canadá/Nova Zelândia, 2017, 140 min. Direção: Matt Reeves. Elenco: Andy Serkis, Woody Harrelson, Steve Zahn, Karin Konoval, Toby Kebbell. Disponível no Now.

Sinopse: Os macacos liderados por Caesar (Serkis) enfrentam os humanos do sanguinário Coronel (Harrelson) em uma batalha mortal. Depois de sofrer várias perdas, Caesar precisa lutar contra seus instintos mais sombrios para vingar sua espécie. Tem início uma nova guerra que vai redefinir o futuro do planeta.

Por que assistir: Indicado ao Oscar de efeitos visuais, o longa rendeu protestos contra a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que optou por não indicar Serkis como melhor ator, já que a performance dele se deu por meio da captura de movimentos. Um dos mais badalados atores nesse segmento, Serkis dá show como Caesar, passando emoção na voz e nas expressões faciais do macaco com personalidade humana e muitos conflitos.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Novo The Voice

As cantoras Hailee Steinfeld e Kelly Clarkson estão na 14ª temporada do The Voice - Divulgação/Sony A partir do dia 28, o canal Sony transmitirá a 14ª temporada do The Voice, em sua versão norte-americana. Os episódios inéditos contam com uma nova técnica: a cantora Kelly Clarkson. Vencedora primeira temporada do ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Com quem Maria Vitória deve ficar em Tempo de Amar?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook