Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Memória da TV

Em 1965, apresentador da Globo teve enfarte e morreu ao vivo

Memória/Globo

O apresentador Gláucio Gil (à esquerda) com o humorista Agildo Ribeiro, no Show da Noite - Memória/Globo

O apresentador Gláucio Gil (à esquerda) com o humorista Agildo Ribeiro, no Show da Noite

THELL DE CASTRO

Publicado em 6/6/2014 - 22h06
Atualizado em 8/6/2014 - 8h11

O Notícias da TV estreia hoje uma coluna dedicada à memória da televisão brasileira. Assinada pelo jornalista Thell de Castro, fundador do site TeleHistória e colecionador de material sobre TV desde criança, será publicada aos domingos. Na estreia, Castro lembra do dia em que um apresentador de TV morreu ao vivo, numa sexta-feira 13 de 1965, no ano em que a Globo entrou no ar

Você sabia que um apresentador da TV Globo morreu no ar, ao vivo, enquanto o público assistia ao programa? Em 13 de agosto de 1965, Gláucio Gil, então com 33 anos, sentiu-se mal durante a apresentação, deitou-se no sofá do estúdio e morreu.

Gil apresentava o Show da Noite. O programa estreou no mesmo dia em que a emissora foi ao ar pela primeira vez: 26 de abril de 1965. Veiculado às 22h30, era apresentado ao vivo e tinha duas horas de duração. A atração rapidamente alcançou grande popularidade no Rio de Janeiro.

Segundo o relato de Domingos de Oliveira, que era produtor do programa, a emissora imediatamente saiu do ar. Em seguida, uma multidão apareceu na porta da TV Globo para saber o que havia acontecido.

Vítima de enfarte fulminante, Gláucio Gil começara aquela edição do programa justamente dizendo: "Hoje é sexta-feira, 13 de agosto, mas até agora vai tudo caminhando bem, felizmente".
Fachada do Teatro Gláucio Gil, que fica no bairro de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro

Em artigo no Jornal do Brasil de 17 de agosto de 1965, Yan Michalski relatou: “A fatídica sexta-feira, dia 13, proporcionou-nos uma experiência que nos deixará, por muito tempo, um gosto amargo na boca. Estávamos, por volta das 23 horas, assistindo ao Show da Noite, com Gláucio Gil entrevistando os seus convidados, como todas as noites, irradiando a sua simpatia tão pessoal, o seu estilo tão inimitável, e a sua enorme vitalidade, que tanto impressionava. No meio do programa, resolvemos mudar de canal, para assistir a um programa de noticiário. Poucos minutos depois, ainda dentro do noticiário, soubemos que, ao girar o botão do nosso receptor, havíamo-nos despedido para sempre de Gláucio Gil”.

A morte de Gláucio Gil causou comoção no Rio de Janeiro. Dona Carmem, sua mãe, não acompanhou o enterro e pediu para que os fotógrafos não fizessem “a triste foto da despedida”. O apresentador e teatrólogo foi enterrado no dia 15 de agosto de 1965, no cemitério São João Batista, com a presença de centenas de artistas e fãs. O cortejo teve mais de cem carros e, no momento do enterro, centenas de rosas foram jogadas em sua sepultura.

O Show da Noite, sem o mesmo fôlego, continuou no ar por mais alguns meses, até 30 de dezembro de 1965, apresentado por Paulo Roberto.

Gláucio Gil hoje dá nome a um teatro na rua Barata Ribeiro, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM:

Rainha dos baixinhos aposentada: Xuxa só volta com programa adulto

Em Família investe em barraco na favela e unhada entre lésbicas

Há um mês no ar, Geração Brasil é nerd demais e não empolga

De manhã, rádio tem o dobro da audiência da TV aberta em SP

Maquiador defende Scaranzi: Sempre me tratou com carinho

Globo se esconde e faz tocaia na porta da Record atrás de entrevista


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

TUDO SOBRE

Globo

Teatro

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.