Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CLÁSSICOS

Após ressuscitar Linha Direta, Globo planeja tirar Você Decide da gaveta

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tony Ramos, de terno, está no palco do Você Decide; atrás dele há um painel com os votos do "sim"

Tony Ramos foi um dos apresentadores do Você Decide, que ficou no ar durante oito anos, até 2000

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 28/11/2022 - 7h00

Programa interativo de grande repercussão na Globo entre 1992 e 2000, o Você Decide pode voltar à grade da emissora. A boa repercussão do anúncio do retorno do Som Brasil e do Linha Direta (199-2007), dois programas clássicos, despertou interesse em resgatar formatos que fizeram sucesso no passado. O projeto ainda está em fase inicial e é desenvolvido em sigilo pelo diretor Mariano Boni.

Em 2017, uma piloto foi gravado, mas a gestão da época decidiu não seguir com produção. Hoje a conversa é diferente. Nos bastidores da direção da emissora, entende-se que a interatividade é uma grande aliada da TV aberta e, por isso, discretamente, o projeto começa a ser desenhado.

Até então diretor-executivo de Jornalismo, Mariano Boni foi promovido em 1º de dezembro de 2018 diretor de gênero. Pulou de terceiro posto no Jornalismo para a segunda posição em todo o organograma da emissora. É ele o responsável pela repaginação dos dois clássicos. Com a moral alta na empresa, o diretor tem tido facilidade em emplacar seus projetos.

A expectativa e boa receptividade do público com anúncio da volta do Som Brasil e do Linha Direta também pontuaram a favor de que uma nova edição do Você Decide passe a ser considerada.

Sucesso nos anos 90, o Você Decide também funcionou como um celeiro de novos autores. Talentos da casa, enquanto não estavam trabalhando em alguma produção, escreviam os episódios semanais. Foi o caso de Tiago Santiago, Angela Chaves, Fausto Galvão, Geraldo Carneiro, Charles Peixoto, Denise Bandeira, entre outros.

Como era o Você Decide?

O Você Decide era uma espécie de Caso Especial com final interativo. A atração exibia histórias fictícias das quais os telespectadores podiam decidir o final por meio de ligações telefônicas. Vários episódios tiveram questões polêmicas que dividiram os votos dos brasileiros, como casos envolvendo assédio, assassinatos, corrupção, entre outros assuntos que mostravam uma radiografia moral do brasileiro.

O programa representou uma grande novidade em 1992 pela interatividade. Contava com um sistema telefônico que tinha 530 linhas e recebia cerca de 60 mil contatos em 55 minutos.

Temas como abuso sexual, assassinatos e desigualdade socioeconômica foram muito explorados nos mais de 300 episódios. Em algumas ocasiões, até autoridades opinaram sobre resultados das votações dos telespectadores.

Vários atores e apresentadores da Globo passaram pela bancada do Você Decide: Antonio Fagundes, Tony Ramos, Walmor Chagas (1930-2013), Lima Duarte, Raul Cortez (1932-2006), Susana Werner, Carolina Ferraz, Renata Ceribelli, Celso Freitas e Luciano Szafir.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.