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GUERRA DAS TELAS

Saiba como funciona a TV a laser, lançamento da Hisense no Brasil em 2023

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Casal acompanha imagens da TV a laser em sala decorada

Na TV a laser, a imagem que é gerada na tela parte de um projetor 4K de curto alcance

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 19/11/2022 - 6h30

Você sabe o que é TV a laser? Nos modelos com essa tecnologia, que estão entre os primeiros a serem lançados pela marca chinesa Hisense no Brasil a partir do segundo semestre de 2023, o televisor tradicional é substituído por um sistema com tela e projetor 4K de curto alcance. A vantagem é que, ao utilizar fonte de luz a laser na formação da imagem, o equipamento de projeção pode ficar a poucos centímetros da parede.

Segundo o fabricante, projeções a laser em definição Ultra-HD conseguem exibir cores reais, valorizando os detalhes das cenas. Dois pontos tecnológicos ainda se destacam. O primeiro é que a tela rejeita a luz ambiente, evitando imagens lavadas, mesmo com as luzes acesas. Além disso, o processo de formação da imagem tem baixa emissão de luz azul, aliviando a fadiga ocular após maratonar uma série.

O Notícias da TV acompanhou a demonstração de um modelo com cem polegadas nesta sexta (18) no evento de apresentação da marca em São Paulo. Realmente, a imagem agradou, mesmo em um ambiente bem iluminado, comprovando a eficiência da tecnologia, que está disponível nos principais mercados globais para o setor de TVs, como EUA, Europa e Ásia.

De acordo com Matjaz Cokan, vice-presidente da Hisense no Brasil, a TV a laser chegará em três tamanhos gigantes: 80", 100" e 120". "Na instalação, a distância do projetor em relação à tela é mínima: 23 cm para o modelo de 80 polegadas", afirma ele. O preço ainda não foi definido, mas ele acredita que a opção menor custará em torno de R$ 27 mil, seguindo o custo em dólar nos EUA, onde a marca é uma das campeãs de vendas.

Pouco conhecidos no Brasil, os projetores a laser de curta distância começaram a ganhar mais espaço a partir de 2021. Tanto a Samsung, com a linha The Premiere, quanto a LG, com o CineBeam HU715Q, apostam nesse conceito. Assim como as TVs a laser, são opções com resolução 4K HDR10 e que rodam aplicativos de smart TV, mas não vêm com tela.  

Além dos modelos grandes importados, a Hisense terá uma linha completa de televisores, indo de 32" a 75", com produção local em 2023. Embora Cokan não confirme, os televisores deverão ser feitos na fábrica da Multi, antiga Multilaser, que já é parceira da Hisense no Brasil com a marca Toshiba.

"As novas telas vão ter preço mais baixo do que os modelos da Samsung, LG e Toshiba, mas pouco acima da TCL", diz. Ele também confirmou o lançamento da primeira TV OLED da marca de origem japonesa no Brasil até janeiro, conforme antecipado aqui com exclusividade.

Assim como os televisores da Toshiba, a linha Hisense deve adotar a plataforma própria Vidaa, que ainda é limitada em aplicativos e não roda serviços como Star+ e HBO Max. "Vamos negociar novas parcerias locais, mas também temos acordo para uso das plataformas Android e Google TV", revela.

Marca investe em publicidade no futebol

Patrocínio da Copa

Se você é fã de futebol, provavelmente, já ouviu falar da Hisense. Patrocinadora da Eurocopa em 2021, a marca investiu pesado no esporte e gastou com publicidade nos estádios do torneio. É ainda anunciante de times europeus, como Paris Saint-Germain e Inter de Milão. Todas essas ações fazem parte da estratégia de aumentar as vendas no continente, que vem sendo seguida há alguns anos.

Com o início da Copa neste domingo (20), a marca Hisense volta a aparecer nos estádios, já que é patrocinadora oficial do evento. A parceria com a Fifa começou em 2017, pouco antes do Mundial da Rússia, e deve continuar.


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